CINEMA

Teatro Apolo, no Recife Antigo, pode voltar a ser cine-teatro

Secretaria de Cultura do Recife vem fazendo levantamento para entender como fazer a reativação do cinema do espaço, integrando um circuito de cinema de rua

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 12/04/2022 às 21:07 | Atualizado em 13/04/2022 às 17:16
Notícia
X

O Teatro Apolo, o equipamento cultural mais antigo do Recife (fundado em 1839), já foi um Cine-Teatro em 1996, quando o Bairro do Recife passava por uma nova revitalização. Em meio às discussões sobre a importância do cinema de rua e o estímulo de movimentação no Centro, a Secretaria de Cultura do Recife vem discutindo sobre a reativação do cinema desse espaço.

Por enquanto, está sendo feito um levantamento para saber o que o Apolo precisaria para voltar a ter essa função. A sua estrutura, no entanto, não seria tão moderna como a do Cineteatro do Parque, reinaugurado em 2020, ou tão suntuosa quanto a do Cinema São Luiz, que voltou a ter programação permanente em fevereiro deste ano.

Caso se tornasse um cine-teatro, essa seria a segunda sala de cinema do Recife Antigo, que já conta com o Cinema do Porto, parceria do Porto Digital com a Fundação Joaquim Nabuco. "Seria mais um cinema de rua, que se juntaria ao São Luiz, integrando uma cultura de cinema espalhada pela cidade. É para reconquistar esse local do cinema", diz Ricardo Mello.

"Estamos fazendo um levantamento para saber o que fazer, para ter uma sala que abra possibilidades de pautas para o audiovisual. Não como está o Parque hoje, que está com tudo em cima. Mas queremos pensar em espaços, novas centralidades. Quanto mais tiver cinema ou teatro perto, mais vamos ter chances de fazer as pessoas entrarem."

No passado, o Recife assistiu a muitos filmes nos cinemas de rua do Centro: Moderno (Praça Joaquim Nabuco), Trianon (Avenida Guararapes), Veneza (Rua do Hospício), Art Palácio (Rua da Palma), entre muitos outros.

183 anos de história

DIVULGAÇÃO
CENTENÁRIO Fachada do Teatro Apolo, no Recife Antigo - DIVULGAÇÃO

Com construção iniciada em 1839 pela Sociedade Harmônico Theatral, o Teatro Apolo abriu suas portas pela primeira vez em 1842 e chegou a funcionar por 18 anos, mas foi vendido e transformado em um armazém de açúcar, tendo apenas sua fachada preservada.

No início da década de 1980, começou a ser restaurando, voltando a ser um espaço cênico. Somente em 1996, com a revitalização do Recife Antigo, que o local ganhou status de Cine-Teatro, oferecendo uma programação cultural sistemática.

Atualmente, juntamente com o Teatro Hermilo Borba Filho, instalado no mesmo endereço, o Apolo integra o Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo, voltado para desenvolver projetos de formação e incentivo às artes cênicas.

Quando teremos cinema no Cineteatro do Parque?

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Após minucioso trabalho de restauro, Teatro do Parque foi entregue hoje com o visual renovado e novas tecnologias. - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Após minucioso trabalho de restauro, Teatro do Parque foi entregue hoje com o visual renovado e novas tecnologias. - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Após minucioso trabalho de restauro, Teatro do Parque foi entregue hoje com o visual renovado e novas tecnologias. - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Em 1929, o Teatro do Parque se tornou o primeiro teatro equipado para receber filmes sonoros na história do Nordeste. Desde a reinauguração, recebeu festivais de cinema como 11º ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco; o 25º Cine PE - Festival do Audiovisual; o 8º Recifest - Festival da Diversidade Sexual e de Gênero e a 6ª MARÉ - Mostra Ambiental de Cinema do Recife.

A programação fixa de cinema, no entanto, ainda não foi estabelecida. Mas já se sabe quem será o programador: o jornalista e pesquisador Luís Fernando Moura, conhecido por atuar na coordenação de programação do Janela Internacional de Cinema do Recife, criado por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux em 2008.

Tags

Autor