ARTES VISUAIS

J. Borges monta exposição inédita no Recife. Saiba como visitar

"Pernambuco por J.Borges" vai ocupar todo o espaço da Christal Galeria de Artes, localizada no Pina, Zona Sul

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 12/05/2022 às 14:31 | Atualizado em 13/05/2022 às 11:37
Notícia
X

Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2005, o xilogravurista J.Borges, aos 86 anos, vai ocupar todo o espaço da Christal Galeria de Artes, localizada no Pina, Zona Sul do Recife, a partir deste sábado (14). Ele traz a exposição inédita "Pernambuco por J.Borges".

A abertura será às 10h e ao longo do dia haverá uma programação especial, com exibição de um minidocumentário sobre o artista, o primeiro produzido pela Christal Galeria, e ainda apresentação do cantor Geraldo Maia, na área externa do Christal Café e Bistrô, a partir das 16h.

A visitação pode ser realizada de terça a sábado, das 10h às 19h. A curadoria é de Christiana Asfora Cavalcanti e Stella Mendes.

A mostra traz como temas a riqueza natural e cultural de Pernambuco representados pelas paisagens das regiões Zona da Mata, Agreste e Sertão; além da música e do folclore, personalidades ilustres da cultura nordestina como Luiz Gonzaga, Ariano Suassuna e Francisco Brennand.

ROBSON LEMOS/DIVULGAÇÃO
XILOGRAVURAS J. Borges realiza exposição "Pernambuco por J.Borges" na Christal Galeria, no Recife - ROBSON LEMOS/DIVULGAÇÃO
ROBSON LEMOS/DIVULGAÇÃO
XILOGRAVURAS J. Borges realiza exposição "Pernambuco por J.Borges" na Christal Galeria, no Recife - ROBSON LEMOS/DIVULGAÇÃO
ROBSON LEMOS/DIVULGAÇÃO
XILOGRAVURAS J. Borges realiza exposição "Pernambuco por J.Borges" na Christal Galeria, no Recife - ROBSON LEMOS/DIVULGAÇÃO

"Esperamos que essa exposição nos aproxime do que o Brasil tem de melhor, como nossa cultura e nosso povo. Assim como de nossos mestres Griôs, guardiões de uma sabedoria tão simples e monumental que ficamos nos sentindo pequenos e acolhidos ao seu lado, sonhando que possamos voltar a viver 'reunidos, respeitando o velho, o novo, o rico e o pobre", diz J.Borges, durante visita ao seu ateliê em Bezerros.

A exposição exclusiva também terá um foco na religiosidade, a exemplo de Nossa Senhora da Conceição, e em questões sociais como a falta de água; a presença de Lampião junto aos pobres; e do namoro nas cidades do interior.

"Decidimos incluir J.Borges no calendário de exposições da Christal Galeria em 2022 diante da grandiosidade de sua obra e de seu percurso e cientes de que um nome como esse precisa estar em todos os espaços de arte", destaca a curadora da exposição, Stella Mendes.

Trajetória

O medo de ter que trabalhar no canavial foi o que o fez o artista de Bezerros, no Agreste Pernambuco, vender cordéis aos 20 anos nas praças, feiras, estações e igrejas.

"Dali, aos 29 anos, foi construir suas próprias histórias e criar as impressões para ilustrá-las, tudo como autodidata e alquimista genial, vivenciando a realidade de nosso povo como fonte de inspiração maior", diz a co-curadora Christiana Asfora Cavalcanti.

O artista pernambucano foi ainda agraciado, em 1999, com a Ordem de Mérito Cultural do Ministério da Cultura, o que comprova a grandiosidade de seu trabalho que é acompanhada há algumas décadas por pesquisadores e interessados nas raízes culturais nordestinas e brasileiras.

SERVIÇO
Pernambuco por J.Borges
Quando: De 14 de maio a 30 de julho de 2022
Onde: Christal Galeria de Artes (Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina)
Visitação: De terça a sábado das 10h às 19h.
Entrada gratuita

Tags

Autor