Artista alagoano Delson Uchôa ganha exposição no Museu do Estado
"Pintura Vingada" reúne obras que transitam por todo o processo do artista, incluindo pinturas e objetos de arte, até desdobramentos atuais
Um dos artistas representativos da chamada "Geração 80", o artista alagoano Delson Uchôa quebra um hiato de quase duas décadas sem exposições individuais no Recife com a mostra "Pintura Vingada", montada no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE). Paralelamente, também será aberta a exposição "Exercícios Geométricos Vingados", na Garrido Galeria. Ambas serão inauguradas nesta terça-feira (12).
No MEPE, haverá evento de inauguração aberto ao público das 17h às 22h. Já na Garrido, que conta com uma exposição um pouco mais reduzida, o evento será para convidados. As mostras seguem em cartaz até 10 de maio.
"Pintura Vingada" conta com obras que transitam em todo o processo do artista até os desdobramentos atuais, tendo curadoria de Moacir dos Anjos, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, e co-curadoria de Steve Coimbra, curador da Garrido Galeria, que realiza a exposição ao lado do escritório de arte Garrido Marinho.
O trabalho de Uchôa agrega pinturas e objetos de arte com escalas elevadas e variados suportes, entre tecido, couro, resina, borracha e lona. "Pintura Vingada" ainda sugere o prolongamento de seus novos universos da performance e da fotografia.
Trajetória
Delson Uchôa nasceu, estudou e morou em Maceió (AL) até se formar em Medicina, em 1981. Paralelamente, inicia seus estudos de pintura na Fundação Pierre Chalita. Parte para uma viagem de estudos à França, onde conhece os mestres da pintura e retorna ao Brasil, com breve estadia em Belo Horizonte/MG.
Ele fixou residência no Rio de Janeiro e participou da mostra "Como Vai Você", Geração 80? organizada por Marcus de Lontra Costa e Paulo Roberto Leal, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. A partir daí, passa a fazer parte dos artistas da Galeria Saramenha, que aposta nos jovens talentos emergentes dos anos 1980, e lá realiza duas importantes individuais em 1985 e 1988.
O artista possui uma extensa trajetória de exposições, como bienais de Veneza, São Paulo, Havana e Cairo, tem obras em coleções como Inhotim (Brumadinho/MG), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Vogt Collection (Berlim/Alemanha) e York Stack Collection (Berlim/Alemanha).
SERVIÇO
Exposição "Pintura Vingada"
Onde: Museu do Estado de Pernambuco (Avenida Rui Barbosa,960, Graças, Recife)
Visitação: De 13 de abril a 10 de maio (de terça a sexta, das 11h às 17h; sábados e domingos: das 14h às 17h)
Contato: galeriagarrido@gmail.com | (81) 99873-2450