TAYLOR SWIFT

Taylor Swift Doutora: Veja mais músicos que receberam títulos honorários de universidades

O título de "honoris causa" é uma homenagem por todo o trabalho e contribuição do artista para a cultura

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 19/05/2022 às 9:41 | Atualizado em 19/05/2022 às 14:23
Notícia
X

A cantora norte-americana Taylor Swift, 32, recebeu um diploma honorário de doutora em artes pela Universidade de Nova York, ou New York University. A cerimônia do título ocorreu em Nova York, com direto à beca que os formandos costumam usar.

Swift não chegou a concursar uma pós-graduação. Ela é Doutora de Belas Artes por "honoris causa", ou seja, por todo o seu trabalho e contribuição para a cultura.

Outros artistas da música já receberam o mesmo título por diferentes universidades. O cantor Justin Bieber, 41, recebeu o honorário da Berkle School of Music, em Boston. "Obrigado Berklee College por esta honra incrível - estou muito humilde e grato".

A cantora Aretha Franklin, que faleceu em 2018, aos 76 anos, também recebeu vários títulos honorários de universidades como Princeton, Yale, Harvard e também do Berklee College of Music.

No Brasil, temos vários exemplos. Veja a seguir:

Milton Nascimento

MARCOS HERMES/DIVULGAÇÃO
TURNÊ A meses de completar 80 anos, Milton Nascimento vai passar pelo Rio, por São Paulo, Europa e EUA; Recife não consta na agenda - MARCOS HERMES/DIVULGAÇÃO

O cantor e compositor Milton Nascimento, que recentemente anunciou sua turnê de despedida dos palcos, recebeu uma homenagem da Berklee College of Music, a mais importante universidade de música do mundo, localizada nos Estados Unidos, em 2016.

Para a ocasião, os alunos da universidade de Boston iniciaram a celebração com um concerto inspirado nas obras do artista mineiro. O o presidente da instituição, Roger H. Brown, disse que o artista “tem influenciado gerações de músicos e enriquecerá, para sempre, a música popular”.

Gilberto Gil

@GILBERTOGIL/REPRODUÇÃO
FARDÃO Gilberto Gil ganha reconhecimento às vésperas dos 80 anos que fará em junho - @GILBERTOGIL/REPRODUÇÃO

O baiano Gilberto Gil também recebeu título de Doutor Honoris Causa da Berklee College of Music, uma das maiores universidades de música do mundo, em 2021. Ele recebeu a honraria durante a formatura de alunos do campus de Valência, na Espanha.

Os alunos fizeram um tributo ao multi-instrumentista baiano, apresentando algumas obras do repertório de Gil e um concerto na Valencia City of Arts and Sciences.

Caetano Veloso

REPRODUÇÃO/TV CULTURA
O cantor Caetano Veloso compareceu ao programa 'Roda Viva', da TV Cultura - REPRODUÇÃO/TV CULTURA

Em abril desde ano, foi anunciado que o cantor e compositor Caetano Veloso receberá o título "doutor honoris causa" pela Faculdade de Doutores da Universidade de Salamanca, que fica na Espanha. Esta é uma das mais antigas universidades do mundo.

A concessão do título foi aprovada pelo conselho de doutores. A candidatura do artista foi apresentada pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna, com a adesão do Centro de Estudos Brasileiros da instituição.

Martinho da Vila

Léo Aversa/Divulgação
martinho, viva o Rio - Léo Aversa/Divulgação

O cantor, compositor, músico, escritor, poeta Martinho da Vila também é Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a partir de uma proposta apresentada pelo Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras.

O título aprovado pelo Conselho Universitário indica que o artista “tornou-se um mediador entre a cultura popular e a erudita, por suas qualidades biculturais de mestre popular e de ídolo da indústria cultural, o que potencializou sua atuação na promoção da cultura popular e na militância contra o racismo na sociedade brasileira”.

Naná Vasconcelos

Foto: Divulgação/Assessoria UFRPE
O músico deu um concerto de berimbau na entrega do título - Foto: Divulgação/Assessoria UFRPE

Em 2015, o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos recebeu o título de doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), por uma iniciativa conjunta do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (Neab/UFRPE), o Conselho Universitário homologou a Resolução 228/2015, do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe).

Lia de Itamaracá

DIVULGAÇÃO
Lia de Itamaracá é Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - DIVULGAÇÃO

Lia de Itamaracá recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2019. A titulação foi aprovada em uma reunião do Conselho Universitário, na Reitoria da UFPE.

Maria Madalena Correa do Nascimento começou sua trajetória como merendeira numa escola estadual da ilha e se transformou em uma das principais cirandeiras do Brasil.

Tags

Autor