MICARETA

Recifolia vai voltar? Veja o que se sabe sobre o retorno da antiga micareta

Evento que movimentou o Recife entre 1993 e 2003 com grandes atrações já tem retorno confirmado

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 23/05/2022 às 10:28 | Atualizado em 23/05/2022 às 11:39
Notícia
X

Evento que marcou uma geração de foliões, o Recifolia irá voltar a arrastar multidões em Pernambuco. Um anúncio sobre o retorno da micareta foi publicado nas redes sociais por páginas como a do IngressoPrime, empresa que comercializa entradas para grandes eventos no Estado. "Agora Vai! Ele vai voltar. Recife é Festa, #Recifolia", diz a legenda.

Ainda não se sabe, no entanto, a data do retorno. Também não confirmado o local nem o formato da realização.

O Recifolia surgiu em 1993, sendo uma micareta com artistas de todo o Brasil e realizada durante quatro dias com trios elétricos na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O evento foi idealizado por Carlos Eduardo Cadoca (1940-2020), que era secretário do governador Jarbas Vasconcelos.

A promessa do retorno do Recifolia não é de hoje. Em 2017, o então Secretário de Turismo de Pernambuco Felipe Carreras confirmou, durante uma coletiva de imprensa, que o evento voltaria a ocorrer na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.

"Será no entorno na Arena, como acontece em outros Estados que tem Carnaval fora de época em locais fechados", complementou a assessoria de imprensa de Carreras, na época. A previsão era de que ocorresse no primeiro semestre de 2018.

De lá para cá, a realização do evento nunca se consolidou, sobretudo pela existência de uma pandemia no meio do caminho. Agora, com o retorno dos grandes eventos, produtores estão viabilizando a festa.

A Arena Pernambuco recebeu grandes prévias carnavalescas nos últimos meses, a exemplo do Carvalheira na Ladeira. No entanto, o JC entrou em contato com a Secretaria de Turismo, que informou que não existe negociações com o estádio para o evento.

História

Ao longo dos dez anos, o Recifolia contou com atrações como Netinho, Bloco Maluco Beleza, Asa de Águia e participações da banda Chiclete com Banana e Ricardo Chaves.

O jingle da micareta ficou conhecido na voz de Almir Rouche: "Recife é festa. Recifolia, você faz parte da minha alegria. Recife é festa. Recifolia, esse teu jeito é que me contagia".

Com o tempo, ele foi transferido para Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, por reclamações dos moradores de Boa Viagem.

A gestão de João Paulo (PT), que instituiu o modelo do Carnaval Multicultural (ainda hoje vigente), acabou com a festa em 2003.

Tags

Autor