CHITÃOZINHO E XORORÓ 50 ANOS

Chitãozinho e Xororó 50 anos: Saiba tudo sobre o especial da TV Globo

Especial "Chitãozinho & Xororó – 50 anos de história", com entrevistas de Pedro Bial, terá casa caipira ambientada, mergulho em arquivos, momento intimista na fogueira e até circo

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 31/05/2022 às 17:16
GUSTAVO SCATENA/GLOBO
CHITÃOZINHO E XORORÓ 50 ANOS Cena do Especial Chitãozinho e Xororó 50 Anos de História, da TV Globo - FOTO: GUSTAVO SCATENA/GLOBO

Uma das maiores duplas sertanejas da música brasileira, Chitãozinho e Xororó estão completando 50 anos de carreira. Para comemorar, a TV Globo exibe nesta quarta-feira (1º) o especial "Chitãozinho & Xororó – 50 anos de história", que vai ao ar após a novela "Pantanal".

Produzido pela equipe do "Conversa com Bial", com direção artística de Monica Almeida e direção geral de Gian Carlo Bellotti, o programa contará com diferentes momentos em entrevistas conduzidas por Pedro Bial, com resgates inéditos, baseado em um material de arquivo e músicas.

Casa caipira ambientada

REPRODUÇÃO DA INTERNET
CHITÃOZINHO E XORORÓ Dupla completa 50 anos de carreira - REPRODUÇÃO DA INTERNET
REPRODUÇÃO
CHITÃOZINHO E XORORÓ Dupla está celebrando 50 anos de carreira - REPRODUÇÃO

Com gravações realizadas em maio no interior da cidade de Campinas, em São Paulo, o especial levou Chitãozinho e Xororó até uma casa caipira ambientada com elementos da trajetória deles, tanto pessoal quanto profissional.

O passeio pelas memórias da dupla é orientado por Pedro Bial, que aponta detalhes, como registros de família e de shows e pede para que eles relembrem as vivências por traz de cada material, o que proporciona momentos muito simbólicos, como a emoção ao verem uma foto antiga da mãe.

Entrevista reveladora

GUSTAVO SCATENA/GLOBO
CHITÃOZINHO E XORORÓ 50 ANOS Cena do Especial Chitãozinho e Xororó 50 Anos de História, da TV Globo - GUSTAVO SCATENA/GLOBO

O espaço é ainda cenário da entrevista, em que compartilham lembranças de família, do início da carreira e têm uma conversa sobre a composição da música sertaneja – com interferências paraguaias, argentinas e mexicanas -, em especial as influências que permeiam suas criações.

Outros assuntos são a ascensão da música sertaneja a partir da dupla, já que foram os responsáveis por introduzir o estilo em veículos de massa; a origem do nome Chitãozinho & Xororó (antes eram Irmãos Lima); as dificuldades do início de carreira, tocando em circos, entre outros temas.

Momento intimista e circo

No momento mais intimista do especial, Chitãozinho, Xororó e Pedro Bial se sentam próximos de uma fogueira com a natureza ao redor. Apresentam, em voz e violão, acompanhados apenas de um acordeão, algumas músicas marcantes para a carreira, como "Correnteza", de Tom Jobim e, pela primeira vez, "Metamorfose Ambulante", de Raul Seixas.

O circo é um espaço que marcou o início da carreira dos artistas e, para completar a narrativa histórica, o especial promoveu um musical com a dupla retornando aos palcos onde tudo começou, e apresentando alguns dos grandes sucessos destes 50 anos, como "Galopeira", “"Sinônimos”, “Evidências”, “Brincar de Ser Feliz” e “Fio de Cabelo”.

Comentários

Últimas notícias