Uma das maiores duplas sertanejas da música brasileira, Chitãozinho e Xororó estão completando 50 anos de carreira. Para comemorar, a TV Globo exibe nesta quarta-feira (1º) o especial "Chitãozinho & Xororó – 50 anos de história", que vai ao ar após a novela "Pantanal".
Produzido pela equipe do "Conversa com Bial", o projeto tem direção artística de Monica Almeida e direção geral de Gian Carlo Bellotti. Até o momento, a única participação confirmada é a do jornalista Pedro Bial, que irá entrevistar os artistas e os guiar por uma casa caipira montada com diversas memórias dos cantores.
Com gravações realizadas em maio no interior da cidade de Campinas, em São Paulo, o especial levou Chitãozinho e Xororó até uma casa caipira ambientada com elementos da trajetória deles, tanto pessoal quanto profissional.
O passeio pelas memórias da dupla é orientado por Pedro Bial, que aponta detalhes, como registros de família e de shows e pede para que eles relembrem as vivências por traz de cada material, o que proporciona momentos muito simbólicos, como a emoção ao verem uma foto antiga da mãe.
O espaço é ainda cenário da entrevista, em que compartilham lembranças de família, do início da carreira e têm uma conversa sobre a composição da música sertaneja – com interferências paraguaias, argentinas e mexicanas -, em especial as influências que permeiam suas criações.
No momento mais intimista do especial, Chitãozinho, Xororó e Pedro Bial se sentam próximos de uma fogueira com a natureza ao redor. Apresentam, em voz e violão, acompanhados apenas de um acordeão, algumas músicas marcantes para a carreira, como "Correnteza", de Tom Jobim e, pela primeira vez, "Metamorfose Ambulante", de Raul Seixas.
O circo é um espaço que marcou o início da carreira dos artistas e, para completar a narrativa histórica, o especial promoveu um musical com a dupla retornando aos palcos onde tudo começou, e apresentando alguns dos grandes sucessos destes 50 anos.
Comentários