PAULO DINIZ

Paulo Diniz fez música para o exílio de Caetano Veloso. Conheça história de 'Quero Voltar pra Bahia'

"Eu Quero Voltar pra Bahia" foi um dos maiores sucessos de 1970

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 22/06/2022 às 11:24 | Atualizado em 22/06/2022 às 13:55
Notícia
X

Banido do Brasil em 1969 pelo regime militar, Caetano Veloso ganhou uma homenagem no Brasil no ano seguinte. "Eu Quero Voltar pra Bahia", de Paulo Diniz, foi um dos maiores sucessos do ano nas rádios.

Paulo Diniz, que faleceu nesta quarta-feira (22), compôs a música ao lado do parceiro Odibar. Eles foram inspirados pelas cartas que Caetano Veloso escrevia para o jornal semanário "O Pasquim" na época.

Gravada despretensiosamente num estúdio no Centro do Rio de Janeiro, a canção foi lançada em 1970, num compacto que trazia no lado B "Ponha um arco-íris na sua moringa" (também com Odibar). As duas estouraram nacionalmente, levando Paulo Diniz a gravar um LP na Odeon.

Caetano Veloso veio a incluir "Quero Voltar pra Bahia" no DVD "Abraçaço", gravado no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e lançado em 2014.

Na época, Paulo Diniz disse ter se surpreendido quando soube que o baiano iria cantar a música. Segundo ele, embora tenham se falado algumas vezes nos anos 1970, Caetano Veloso nunca comentou com ele nada sobre a música no DVD "Abraçaço".

A música recebeu diversas versões, como as de Wando e Daniela Mercury. Caetano Veloso tem três shows marcados em Pernambuco, terra natal de Paulo Diniz, no segundo semestre: 17 de setembro (WeHoo), 20 de outubro (show extra no Guararapes) e 21 de outubro (show adiado no Guararapes).

Tags

Autor