FESTIVAL

Festival Viva Lula Côrtes ocupa Praia de Candeias neste domingo (26). Veja atrações

Evento gratuito em homenagem ao músico pernambucano ocorre pela 6ª edição, retomando apresentações presenciais com dois palcos e mais de 25 artistas

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 23/06/2022 às 14:34 | Atualizado em 23/06/2022 às 14:38
Notícia
X

O VI Festival Viva Lula Côrtes será realizado neste domingo (26), a partir das 13h, na Orla de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes. O evento gratuito homenageia o músico pernambucano que viveu na cidade. A programação contará com mais de 25 artistas, de maioria jaboatonense, indo do coco de roda ao heavy metal.

Os shows ocorrem na Peixaria de Candeias (Av. Bernardo Vieira de Melo, 4855), das 13h às 20h, com Zé Brown, Coco Vermelho, Saga HC, Juba e Abulidu, Lula Caxangá, Flor de Jacinto, Som de Cactus, B.Boys Amazon, Alien Preta, Bianca Neres , Thiko & Zuza, Dj Leto, DJ Thiko Nóia, Banda Griyô e mais.

O evento conta ainda com um polo rap, composto por batalha freestyle e apresentações de artistas de rap. Simultaneamente ao show, haverá amostra circense feira da economia solidária, capoeira com o grupo Capurucungo.

A organização do Festival Viva Lula Côrtes é do coletivo Ocupe a Peixaria, que tem a bandeira do ativismo cultural na cidade de Jaboatão e tem o multiartista como inspirador para promover a cultura na cidade.

Lula Côrtes viveu em Jaboatão até a morte

Lula Côrtes viveu no município de Jaboatão dos Guararapes na década de 90 até a data do seu falecimento, em 2011. Nesse período, o cantor, compositor, pintor e poeta se engajou efetivamente com a cena cultural da cidade, inclusive sendo gerente de Cultura na gestão de Elias Gomes.

"Lula Côrtes impactou artisticamente a vida de muitos jovens. Um exemplo de ativismo social e artístico. Sempre presente nos eventos e preocupado com a cena cultural do Jaboatão", diz Alen Jerônimo, músico e criador do Ocupe a Peixaria.

"Após ser convidado a ser gerente de cultura da Cidade, atuou veementemente na viabilização de festivais e ações locais. Um exemplo de Maluco beleza e respeitado por todos e todas. Sua escultura localizada na peixaria de candeias não está lá à toa. É um reflexo do que foi e é para nós, fazedores de cultura", completa.

Peixaria é espaço afetivo de Lulas Côrtes

O local escolhido para sediar o evento guarda uma forte ligação com o homenageado. Lula Côrtes frequentava bastante a praia de Candeias, em especial, a Peixaria, local hoje que conta uma estátua em sua homenagem que serve como ponto de venda para os pescadores da região, também como centro cultural dos artistas independentes de Jaboatão dos Guararapes.

"Nesta edição, além de homenagear o saudoso Lula Côrtes, queremos cobrar do poder público a revitalização de sua escultura que se encontra instalada na Peixaria desde 2017 e está bastante depredada", diz Jerônimo.

Para conferir a programação completa e mais informações está no perfil do Ocupe a Peixaria no Instagram: @ocupeapeixariaoficial.

SERVIÇO
Festival Viva Lula Côrtes
Onde: Peixaria de Candeias (Av. Bernardo Vieira de Melo, 4855, Candeias)
Quando: domingo (26) a partir de 13h
Quanto: Gratuito
Programação completa e mais informações: @ocupeapeixariaoficial

Tags

Autor