ARTES VISUAIS

Banco do Nordeste amplia acervo com obras de novos artistas pernambucanos e realiza exposição

Mostra reúne 25 trabalhos de artistas de duas gerações: anos 2000 e 2020

Imagem do autor
Cadastrado por

Romero Rafael

Publicado em 14/07/2022 às 16:14 | Atualizado em 14/07/2022 às 19:24
Notícia
X

O Banco do Nordeste abre, nesta quinta-feira (14), às 19h, a exposição Coleção BNB Pernambuco - Afinidades 2000-2020, com 25 obras do acervo de arte da instituição financeira, entre pinturas, esculturas e instalações. Fica em cartaz até o dia 10 de setembro, no Museu Murillo La Greca, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, localizado no bairro do Parnamirim, Zona Norte da cidade.

O acervo de arte do Banco do Nordeste conta com 1.210 peças - 85% delas de artistas da região. Neste ano em que completou 70, a instituição financeira tem realizado um circuito pelos estados onde atua para realizar um novo mapeamento das artes visuais e, assim, acrescentar trabalhos recentes à sua coleção.

Portanto, muitas das obras que estarão expostas na Coleção BNB Pernambuco são aquisições recentes de trabalhos elaborados por nomes que têm se destacado na produção de arte contemporânea no Estado: os recifenses Ana Catarina Mousinho, Aslan Cabral, Clara Moreira, Fefa Lins, Gabriel Furmiga, Gio Simões, Heitor Dutra e Marcela Dias mais Abròs Barros, de Camaragibe, Elvira Freitas Lira, de Arcoverde, e Juliana Lapa, de Carpina.

DIVULGAÇÃO
Detalhe da obra "O Segundo Rastejo", de Abròs Barros, artista natural de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife - DIVULGAÇÃO

 

Às obras recém-adquiridas, somam-se na exposição trabalhos de artistas da geração 2000: Amanda Melo, Bruno Vilela, Carlos MéloCristiano Lenhardt e Rodrigo Braga.

"Interdisciplinaridade e diversidade são as tônicas das afinidades entre as gerações dos artistas pernambucanos apresentados na exposição e partiu da ideia de observar, ainda num tempo presente, ou num passado muito recente, os modos e práticas artísticas dessas duas gerações de Pernambuco. Onde se comunicam e onde divergem?", provoca o texto da curadoria, que é assinada por Beth da Matta e Jacqueline Medeiros.

"Na geração 2020, a pintura aparece como campo aberto de disputas políticas dissidentes do sistema sexo-gênero, do feminino, das visualidades da negritude, linguagens visuais indígenas, vida,
morte, intimidade e cotidiano", continua o texto de Coleção BNB Pernambuco - Afinidades 2000-2020.

Diz, ainda, que essa geração "não hesita em se apropriar da iconografia clássica ocidental às embalagens de doces. Das artes decorativas ao erotismo gay. O uso da tinta a óleo, do verniz. O presente experimentando técnicas do passado, porém, vestidos de profundo interesse pela ressignificação das tradições".

O Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 - Parnamirim, Recife) abre para visitação de terça-feira a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h, e também aos sábados, das 15h às 18h.

Tags

Autor