CINEMA

O Império dos Sentidos, censurado na ditadura, é disponibilizado no streaming. Saiba como assistir

"O Império dos Sentidos", lançado originalmente em 1976, marcando época por ser teor altamente erótico

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 01/08/2022 às 14:55
Notícia
X

O filme "O Império dos Sentidos", lançado originalmente em 1976, entrou no catálogo na Prime Video, serviço de streaming da Amazon. Com direção de Nagisa Oshima, o filme franco-japonês marcou época por ser teor altamente erótico.

Na trama, ambientada em 1936, uma ex-prostituta chamda Sada inicia um caso com seu patrão, Kichizo. "O que parecia uma diversão inconsequente logo transforma-se em uma intensa relação regida pela obsessão do prazer", diz a sinopse.

O Império dos Sentidos foi alvo da censura no Brasil

No Brasil, o filme sofreu censura na ditadura militar. Uma reportagem da Folha de São Paulo revelou que o processo de censura desse filme teve pareceres de 12 pessoas que sequer haviam visto a produção.

A polêmica sobre "O Império dos Sentidos" no Brasil começou com uma reportagem sobre o filme publicada em agosto de 1976 pela revista Manchete.

Esse texto serviu de base para que o Juizado de Menores de São Paulo reuniu 14 pareceres de comissários de menores, dos quais apenas dois não sugerem a proibição.

É obra cinematográfica de enredo chocante e de mensagem duvidosa", disse a censora Teresa Marra."A película em seu todo torna-se nociva à nossa sociedade", afirmou Telmo Lino.

NE10
Diretor japonês de 82 anos estava internado desde o final do ano por causa de uma pneumonia - NE10

Entre as cenas que o tornam um filme praticamente "pornô", destacam-se o orgasmo do protagonista, ejaculando na boca de Sada Abe. Outra cena marcante é o momento em que um ovo cozido e colocado dentro da vagina da protagonista, sendo logo depois "botado" e colocado na boca de seu amante.

Tags

Autor