FERNANDO GROSTEIN ANDRADE

Irmão de Luciano Huck revela ter sido estuprado duas vezes. Saiba quem é Fernando Grostein Andrade

Fernando Andrade contou ter sido violentado aos 14 e depois aos 28 anos; também foi sequestrado por um garoto de programa aos 20 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 01/09/2022 às 11:58 | Atualizado em 01/09/2022 às 12:09
Notícia
X

O cineasta Fernando Grostein Andrade, irmão do apresentador Luciano Huck, revelou que foi vítima de estupro duas vezes em recente depoimento à Revista Piauí.

Fernando, que é homossexual, contou ter sido violentado aos 14 e depois aos 28 anos. Também foi sequestrado por um garoto de programa aos 20 anos. Ele contou tinha traços "andróginos" quando jovem, mas que passou a se comportar de outra forma após os ocorridos.

"Empostava a voz, para fazê-la mais grossa, e me reprimia na hora de caminhar, para parecer mais masculino. Nas festas, evitava dançar, para não associarem meus modos com o que rejeitavam", disse.

"Passei até a reproduzir falas machistas e homofóbicas, a fim de esconder minha verdadeira identidade".

Quem é Fernando Grostein Andrade, irmão de Luciano Huck

DIVULGAÇÃO
Fernando Grostein Andrade - DIVULGAÇÃO

Fernando Grostein Escobar de Andrade é um cineasta, produtor, roteirista e diretor de fotografia judeu brasileiro.

Ele perdeu o pai, o jornalista Mário de Andrade, aos 10 anos. Aos 12 anos, passou a sofrer bullying de colegas e professores após uma reportagem sobre o seu gosto de cultivar flores ir ao ar no SPTV, da TV Globo.

Atualmente, é casado com Fernando Siqueira. O casal está junto desde 2016.

Fernando Frostein é conhecido por ter produzido o documentário "Quebrando o Tabu", com Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton e Jimmy Carter, que discute alternativas à guerra as drogas.

O documentário dá nome à página de mesmo nome na internet. Por conta de seus posicionamentos políticos, Fernando afirma que já recebeu ameaças de morte e hoje vive na Califórnia.

"Existem várias maneiras de matar um gay. Você pode matar um gay agredindo-o fisicamente ou tirando a dignidade dele, a ponto de não reconhecer seu próprio desejo como legítimo. [...] Deixei o Brasil por ter medo. Esse sentimento, porém, não me paralisou nem me calou", disse, à Piauí.

Além do trabalho no cinema, Fernando também dirigiu campanhas de publicidade, para marcas como Coca-Cola, Pfizer e Nestlé. Ele é sócio-diretor da Spray Filmes, que produz filmes publicitários, documentários e filmes para entretenimento.

Atualmente, ele se prepara para lançar o documentário "Quebrando Mitos", que abordará a "masculinidade tóxica" do presidente Jair Bolsonaro. O filme já recebeu críticas de Eduardo Bolsonaro.

Relação com Luciano Huck

REPRODUÇÃO
Fernando Grostein Andrade e Luciano Huck - REPRODUÇÃO

Em 2017, em entrevista ao Conversa com Bial, Fernando contou a reação do irmão ao saber de sua sexualidade, aos 20 anos.

"Lembro que o Lu, meu irmão, pessoa que amo de paixão, incrível, me falou: 'Você demorou 20 anos pra resolver isso na sua cabeça, a gente precisa de um tempo aqui também para resolver dentro de nós'", disse.

"Na verdade é impossível você ter uma relação próxima a sua família sem falar quem você é. A partir daí, ele foi a pessoa mais maravilhosa do mundo", descreveu Fernando.

Tags

Autor