No feriado da Independência, nesta quarta-feira, 7 de setembro, a artista pernambucana Gio Simões abre exposição individual na Garrido Galeria, no bairro de Santana, Zona Norte do Recife, a partir das 17h. Composta por 15 pinturas figurativas e realistas, a "Born to Be Loved" (nascido para ser amado) marca o retorno da artista a uma mostra individual após quase uma década.
Sete das obras foram produzidas a óleo e em acrílica, enquanto oito são digitais – os trabalhos digitais estarão expostos pela primeira vez. Trata-se de um caminho criativo que Gio Simões vem desenvolvendo mais recentemente.
Born to Be Loved pode ser vista até o dia 29 de outubro.
Que nem pavões nas redes
Com curadoria assinada por Steve Coimbra, o caráter crítico dos trabalhos está numa sátira a comportamentos ligados ao universo virtual. A cabeça de pavão usada por Gio Simões faz referência ao esvaziamento do ser, dando lugar à preocupação excessiva com a aparência e à necessidade de exposição constante nas redes sociais.
Como ironia, a expografia de Born to Be Loved foi concebida numa estética que segue a lógica de um feed do Instagram. Para dialogar com a proposta da mostra, as pinturas digitais serão interativas, com ativação de animação através de aplicativo.
Filtros para o Instagram também foram desenvolvidos, a fim de proporcionar ao visitante uma experiência imersiva.
A Garrido Galeria está à Rua Samuel de Farias, n° 245, Santana, Recife. Abre para visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 14h.
Trajetória
Nascida no Recife, em 1985, Gio Simões se dedica ao desenho, à pintura, à fotografia e à arte digital. Suas obras, marcadas pelo primor técnico e olhar sutil, são desenvolvidas através de desenhos realistas sob uma estética kitsch, debatendo – principalmente – as emaranhadas nuances das vaidades e suas interferências na contemporaneidade.
Comentários