As grandes redes e salas de cinema do Brasil se uniram para realizar a Semana do Cinema, uma promoção que oferece ingressos a R$ 10 para todos os filmes em cartaz. A promoção começa a partir desta quinta (15/9) e vai até a próxima quarta-feira (21).
A ação é organizada pela Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (Feneec). Na Região Metropolitana do Recife, o público pode aproveitar a Semana do Cinema nas operações Cinemark, UCI e Cinépolis. Veja a lista de participantes para saber se a promoção chega até a sua cidade:
- Cinemark
- Cinépolis
- UCI
- Cinesystem
- GNC
- Moviecom
- Arteplex
- Cineart
- Itaú Cinemas
- Moviecom
- Petra Belas Artes
- Playarte
CINEMA A 10 REAIS: Como comprar
O consumidor deve visitar o site ou outro canal de comunicação da rede de cinema desejada para verificar se as vendas ocorrem online ou apenas presencialmente. O valor não engloba as salas 3D. Já no Cinépolis e no Cinemark, as salas VIP não são contempladas na promoção.
Além do ingresso mais baixo, a iniciativa também venderá o combo de pipoca e refrigerante em valor promocional por R$ 29, em média.
Entre as estreias da semana estão filmes como "Órfã 2: A Origem", e "Uma Pitada de Sorte", com Fabiana Karla, além de lançamentos da semana passada como romântica "Ingresso para o Paraíso", protagonizada por Julia Roberts e George Clooney.
CINEMA 10 REAIS: Promoção nos cinemas que atrair público
A novidade buscam recuperar o público após a pandemia da Covid-19. Os cinemas ainda não superaram o baque causado pelo período.
"Com esta campanha queremos celebrar a volta do público e democratizar no país ainda mais o acesso a magia que só a experiência cinematográfica proporciona", salienta Lúcio Otoni, presidente da FENEEC.
A "Semana do Cinema" já foi realizada nos Estados Unidos, em 3 de setembro, com o National Cinema Day, com ingressos a 3 dólares em mais de 3 mil cinemas.
Na mesma data, no Reino Unido, o National Cinema Day promoveu sessões por £3 libras em cerca de 550 salas e, na Espanha, haverá, em outubro, a La Fiesta del Cine 2022, com ingressos à €3,50 euros.
SALAS DE CINEMA ainda sofrem impactos da pandemia
De acordo com dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine), o público vem aumentando desde 2002, mas nem perto do que era antes. No primeiro semestre de 2022, 44,8 milhões de bilhetes foram vendidos nos cinemas. Em 2019, no mesmo período, o total foi de 88,3 milhões.
Este ano, foram arrecadados R$ 873 bilhões, contra R$ 1,44 trilhão no primeiro semestre de 2019. As informações foram publicadas pelo jornal O Globo.
A nova pesquisa Hábitos Culturais III, realizada pelo Datafolha, em conjunto com o Itaú Cultural, mostra que 62% dos indivíduos estão realizando atividades de cultura e de lazer em frequência menor que antes da pandemia.
O hábito de ir ao cinema foi um dos mais afetados pela queda de frequência. Na pesquisa realizada em 2021 pelo Itaú Cultural e Datafolha, 59% declararam ter ido ao cinema antes da pandemia. O levantamento feito agora mostra que apenas 26% foram ao cinema nos últimos 12 meses.
A “Semana do Cinema” segue uma tendência mundial de promover, em clima de festa, o retorno das pessoas às salas. Nos Estados Unidos aconteceu, em 3 de setembro, o National Cinema Day, com ingressos a ?3 dólares em mais de 3 mil cinemas. Na mesma data, no Reino Unido, o National Cinema Day promoveu sessões por £3 libras em cerca de 550 salas e, na Espanha, haverá, em outubro, a La Fiesta del Cine 2022, com ingressos à €3,50 euros.
Comentários