O RioMar Recife anuncia para fevereiro de 2023 a exposição imersiva "Van Gogh Live 8K", sobre a obra do pintor holandês. A mostra, que estreou no Rio de Janeiro, destaca-se pela altíssima resolução das projeções, graças à tecnologia 8K, sendo a maior do gênero no Brasil e no mundo. Será montada em 2.800 metros quadrados, ocupando seis ambientes no estacionamento do mall. Os ingressos já estão à venda pelo endereço www.vangoghlive.com.br.
Vincent van Gogh só vendeu um quadro em vida, até que, mais de 130 anos depois de sua morte, tornou-se um dos maiores artistas, reconhecido mundialmente. Desde que a sensível obra do mestre do impressionismo foi apresentada de forma imersiva, ocorreu um fenômeno global que dividiu águas na maneira como a arte é consumida pelo público de massa.
Em São Paulo, a exposição imersiva "Beyond Van Gogh" arrastou mais de 380 mil visitantes em apenas três meses. O sucesso foi tamanho que seus produtores criaram uma instalação ainda maior e com tecnologia de última geração jamais vista em exposições do gênero no Brasil nem no mundo. Assim foi concebida a "Van Gogh Live 8K”, que estreou mundialmente no Barra Shopping, no Rio, em julho, e chega ao RioMar Recife em 1º de fevereiro de 2023, antes de viajar pelo mundo.
Mais de 250 obras e seis ambientes
Com textos ilustrativos retirados de cartas originais e embalada por uma trilha sonora também especialmente concebida - com músicas de Debussy, Ravel, Bach, O'Halloran, Pink Floyd, 3 na Bossa, entre outros -, "Van Gogh Live 8K" projetará mais de 250 obras numa área de projeção de 1.500 metros quadrados, usando 40 projetores para criar, com 480 mil lumens (480K), mais de 45 minutos inéditos de projeções.
Para entender melhor: a exposição possui uma qualidade inigualável e superior a projetores HD, comumente usados em mostras do gênero até então, permitindo que as grossas pinceladas características e as cores vivas de Van Gogh sejam observadas e compreendidas de uma forma única.
Além do enorme salão principal, haverá mais cinco ambientes: um café-teatro temático, uma loja com produtos especialmente customizados, uma sala educacional, um campo de girassóis e uma antessala imersiva, onde um rosto em 3D do pintor é formado a partir de seus autorretratos.
"É um privilégio do Brasil poder apresentar essa nova versão mundial de uma exposição imersiva de Van Gogh, com tecnologia de ponta e resolução 8K inédita no mundo. Nossa experiência com a realização da 'Beyond Van Gogh' nos proporcionou o conhecimento técnico e artístico que possibilitou a criação dessa experiência única no mundo. O público de Recife vai poder conferir o resultado dessa mostra imersiva sem precedentes, antes dela viajar pelo mundo”, atesta Rafael Reisman, da Blast Entertainment, empresa da DCSET Group. Ele é o responsável pela exposição "Beyond Van Gogh" e por esta agora.
Reisman também assina as inéditas exposições "Elvis Experience", que mostra pela primeira vez fora de Graceland itens pessoais do Rei do Rock, e "Space Adventure", que trouxe à America Latina mais de 300 itens originais da NASA para contar a história da aventura do homem no espaço.
"'Van Gogh' chegará ao RioMar Recife com sua magnitude, alta tecnologia e riqueza cultural. Acreditamos que seus atributos vêm ao encontro do nosso posicionamento como hub social e incentivadores do entretenimento, cultura e turismo, além de centro de compras. Acreditamos que esta grandiosa exposição imersiva será um presente para o público de Pernambuco e Estados vizinhos e que vai gerar experiências memoráveis durante sua temporada conosco", diz a gerente de Marketing do shopping, Denielly Halinski.
A voz de Fernanda Montenegro
A atriz Fernanda Montenegro participa da exposição "Van Gogh Live 8K" lendo trechos das cartas trocadas entre os irmãos Vincent e Theo Van Gogh, guardadas e publicadas anos depois pela cunhada do pintor, Joanna Van Gogh-Bonger, considerada responsável pelo sucesso póstumo do mestre holandês.
A atriz se emocionou ao gravar: "Van Gogh foi o maior de todos. Uma vez peguei um trem de Paris a Amsterdam depois de ver uma obra sua. Quis ir até a Holanda para conhecer mais e, quando vi o conjunto de sua arte, me emocionei enormemente. Van Gogh será contemporâneo daqui a 500 anos e, com a sua dimensão, não haverá ninguém".
Sobre Joanna, Fernanda Montenegro coloca: "Ela tem muita importância. Sem essa mulher não compreenderíamos a grandiosidade da obra de Van Gogh. Eu me sinto honrada em ler as cartas trocadas entre o pintor e seu irmão. É muito importante fazer a arte chegar a tanta gente, principalmente nos dias em que vivemos".
A importância de Van Gogh
O holandês Vincent Van Gogh (30 de março de 1853 – 29 de julho de 1890) é considerado um dos maiores pintores da história, mas teve pouco sucesso durante sua vida. Todo o seu trabalho – cerca de 900 pinturas e 1.100 desenhos – foi produzido durante um período de apenas 10 anos, antes de sucumbir à doença mental, possivelmente transtorno bipolar.
Sua fama cresceu rapidamente após sua morte, especialmente após uma grande retrospectiva de sua obra em Paris, em 17 de março de 1901, organizada por sua cunhada Joanna Van Gogh, viúva de seu irmão, Theo, que herdou as telas do mestre.
Várias de suas obras estão atualmente entre as mais admiradas e caras do mundo, como o "Quarto em Arles" (1888), "Noite Estrelada" (1889), "Lírios" (1889), "Os Girassóis" (1889), "Autorretrato" (1889), "Terraço do Café na Praça do Fórum" (1888) e "Campo de Trigo com Corvos" (1890).
O artista foi um dos maiores influenciadores do expressionismo, um dos movimentos europeus de vanguarda, que influenciaram a arte moderna mundial e, no Brasil, o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922.
Apesar de uma carreira e de uma vida curta, marcada por tropeços e desilusões, Vincent Van Gogh criou uma obra tão deslumbrante que, com o passar dos anos, sua importância e magnitude o transformaram em um verdadeiro patrimônio da história mundial das artes plásticas.
Comentários