Kleber Mendonça Filho diz que vitória de Bolsonaro é "impossível" durante festival de cinema na França
Cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho voltou a fazer críticas ao governo de Jair Bolsonaro durante participação no 31.ª edição do Festival Biarritz América Latina
O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho voltou a fazer críticas ao governo de Jair Bolsonaro durante participação no 31.ª edição do Festival Biarritz América Latina, realizado na França.
O recifense, que em 2019 venceu o Prêmio do Júri do Cannes por por "Bacurau", fez a curadoria de 10 longas e 15 curtas-metragens para representar "toda a assimetria do Brasil" e "a sua beleza, a sua feiura, sua confusão".
Em entrevista ao portal Sapo MAG, Kleber Mendonça disse que Bolsonaro representa a "violência política", traduzida pela "intolerância normalizada".
"Um milhão de armas de fogo foram legalizadas e cada cidadão pode ter até sete armas em casa", disse cineasta.
"Hoje existe o medo de usar símbolos ou exibir efígies", aponta Kléber Mendonça Filho. A matéria cita os recentes casos de mortes por motivações políticas no Brasil. O Sapo MAG afirma que o cineasta acredita que a sua vitória é "impossível".
"Os partidários de Bolsonaro estão numa dimensão paralela e espero que, com a derrota dele, voltem a um certo senso de realidade", continuou. "Será que esta gente vai acordar ou entrar numa caverna ainda mais profunda?", pergunta.
Kleber Mendonça Filho esteve no encontro realizado pelo setor cultural com o candidato Luiz Inácio Lula da Silva no Teatro do Parque, Centro do Recife, em 21 de julho.