Orgulho de ser Nordestino

Dia do Nordestino: Data comemorada em 8 de outubro exalta cultura e pluralidade da região Nordeste

A data homenageia toda a riqueza cultural da região, que é composta pelo maior número de estados brasileiros

JC360
Cadastrado por
JC360
Publicado em 08/10/2022 às 7:00
RUANA QUAN/ESPECIAL JC
ATRAÇÕES Santanna, O Cantador, recebe convidados, como Cristina Amaral, Almir Rouche e Bia Villa-Chan, para show especial do Dia do Nordestino, que foi gravado no Museu Cais do Sertão, área central do Recife - FOTO: RUANA QUAN/ESPECIAL JC
Leitura:

Quem não ama o "país Nordeste"? Nós, bairristas que só, amamos chamar o nosso pedaço de chão lindo e diverso de país. E olhe, dá um orgulho danado de ser daqui. São nove estados com uma imensa pluralidade de costumes, sotaques, culinária e manifestações culturais que fazem o Nordeste ser uma das regiões mais promissoras do País.

O Nordeste carrega o título de maior número de notas 1.000 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021. Dos dez estudantes que tiraram a nota máxima na redação do exame, sete são do Nordeste, sendo três deles jovens meninas de Pernambuco.

A região também é o berço de figuras notáveis brasileiras, na educação, Paulo Freire, na literatura e cultura, o mestre Ariano Suassuna e na música o grande Luiz Gonzaga entre tantos outros incríveis artistas.

Desde quando se comemora a data?

O Dia do Nordestino é celebrado no dia 8 de outubro, data que foi instituída em 2009 pela Câmara Municipal de São Paulo, por meio da lei 14.952. E nasceu em homenagem ao dia do nascimento do cantor e compositor cearense Antônio Gonçalves da Silva, popularmente conhecido como Patativa do Assaré.

Ele é um dos principais representantes da cultura nordestina e compôs músicas que foram gravadas por cantores como o grande Luiz Gonzaga.

O dia 8 de outubro ficou então como uma grande homenagem aos nove diferentes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, valorizando toda a cultura e pluralidade da região brasileira.

Orgulho de ser Nordestino

Na contramão da xenofobia, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) realiza no mês de outubro a campanha "Orgulho de Ser Nordestino", como forma de prestigiar e exaltar a região. Durante todo o mês, o público acompanha uma programação especial a respeito da iniciativa, na TV Jornal e Rádio Jornal; além, é claro, nas redes sociais do SJCC.

"Homenagear o povo e a cultura riquíssima de cada um dos nove estados do Nordeste é um dos pilares do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. A nossa empresa, genuinamente nordestina, tem muito orgulho de promover ações para exaltar o nosso povo e as nossas manifestações culturais. Para este Dia do Nordestino, as comemorações não vão ficar apenas no dia 8 de outubro, preparamos uma programação especial para a Rádio Jornal, TV Jornal e todas as mídias sociais do SJCC com muita coisa bacana. É pra a gente se ver, se reconhecer e ter muito orgulho de ser nordestino," destaca Carlos Humberto da Rocha Junior, diretor de marketing do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

Programação no mês do nordestino

O programa Por Aqui, abriu o mês do nordestino com matérias especiais sobre o tema. O apresentador Fábio Araújo se aventurou por diversos pontos culturais do estado provando delícias da nossa culinária, conhecendo novos lugares e até se aventurou na música.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por tv jornal | SBT (@tvjornalsbt)

 

No dia 1o, o repórter Leonardo Vasconcelos, titular da coluna Turismo de Valor, do JC, nos mostrou alguns dos milhares de encantos dos nove estados do Nordeste no programa especial Cores e Sabores.

Neste sábado, dia 8, o chef Rivandro França vai estar muito bem acompanhado de um trio pé de serra chegando nos mercados públicos de Casa Amarela, Encruzilhada e São José fazendo a farra, conversando e com distribuição de brindes para quem estiver nos locais.

Às 9h30, a TV Jornal exibe o especial Orgulho de Ser Nordestino. Um show de Santanna, o Cantador, com clássicos da música nordestina, muita emoção e convidados ilustres, a apresentação foi gravada no Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife. O especial também será exibido na Rádio Jornal às 14h do sábado (8).

 

Também no sábado, ao meio-dia, o programa Sabor da Gente, da TV Jornal, trará uma programação com dicas e receitas típicas da culinária regional.

 

Comentários

Últimas notícias