Luto

Cantor pernambucano Jr.Black morre de parada cardíaca no Recife aos 46 anos

O artista de 46 anos estava internado há oito dias em um hospital da Ilha do Leite, no Recife. Morte foi causada por uma parada cardíaca. Cena cultural pernambucana se despediu de Jr.Black neste domingo (23)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/10/2022 às 17:32 | Atualizado em 23/10/2022 às 17:40
Reprodução/Redes Sociais
Cantor, compositor e ator pernambucano, Jr.Black, morreu de parada cardíaca, aos 46 anos - FOTO: Reprodução/Redes Sociais
Leitura:

A cena cultural de Pernambuco se despediu neste domingo (23) do cantor, compositor e ator pernambucano Jr.Black. Ele morreu na noite do sábado (22), vítima de uma parada cardíaca. Há oito dias ele estava internado no Hospital Hapvida, na Ilha do Leite, por conta de complicações de uma diabetes, que ele não sabia que tinha. 

O velório e o enterro aconteceram na tarde deste domingo, sob comoção de artistas, familiares, amigos e fãs, no Cemitério de Santo Amaro, no Recife. Jr. Black deixa o filho Francisco, de 13 anos, que teve com a produtora cultural Célia Lima.

Reprodução/Redes Sociais
Cantor, compositor e ator pernambucano, Jr.Black, morreu de parada cardíaca, aos 46 anos - Reprodução/Redes Sociais

Artista multifacetado, Jr. Black chamava atenção por sua personalidade criativa, transitando entre a música e o cinema. Em "Bacurau", dos cineastas Juliano Dornelles e Kléber Mendonça Filho, o artista deu vida ao personagem DJ Urso. Além de "Bacurau", ele também participou em cena ou emprestando a voz para produções como "Recife Frio", "Paraísos Artificiais", "Tatuagem" e "Fim de Festa". Sua última apresentação em São Paulo foi em julho deste ano, com a Mostra Reverbo.

Jr. Black é José Wilson de Castro Temóteo Jr. de batismo. Nascido em Garanhuns, tem uma longa carreira na música pernambucana. No começo dos anos 2000, estava na Negroove, teve passagem também pela Mesa de Samba Autoral. 

Em texto publicado neste JC em 2017, o então crítico musical José Teles comentou a potência do seu primeiro disco solo, RGB, em 2009. "Jr. Black chegou aos palcos como uma espécie de Tim Maia pernambucano, soltando o vozeirão com muito suíngue. Um disco recheado de barulhinhos bons, na produção da turma do Joinha Discos, China, Chiquinho Moreira (Mombojó) e Homero Basílio (A Roda). A trinca deu o pontapé inicial no selo com discos de Jr. Black e Catarina Deejah", escreveu.

Reprodução/Redes Sociais
Cantor, compositor e ator pernambucano, Jr.Black, morreu de parada cardíaca, aos 46 anos - Reprodução/Redes Sociais

Para ganhar a vida e sustentar o filho Francisco, Jr.Black não vivia só de música. Para pagar as contas, precisou emprestar sua voz para jingles e spots de rádio e TV. Foi finalista do Prêmio Natura Musical em 2016, e teve parcerias musicais com artistas como China, Mombojó, DJ Dolores, Bruno Lins e Dado Villa-Lobos.

REPERCUSSÃO PELA MORTE DE JR.BLACK

Em rede social, o governador Paulo Câmara (PSB) expressou solidariedade aos familiares e amigos do artista pernambucano, especialmente aos pais e ao filho, Francisco.

"Cantor, compositor, ator, instrumentista e locutor, José Wilson Timóteo Júnior esteve presente na nossa cena cultural na música, no cinema e na poesia, tendo também inúmeros trabalhos na publicidade. Jr Black iluminava qualquer ambiente com seu bom humor e sagacidade", disse, no comunicado.

A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura do Recife lamentou, por nota, a morte do cantor e compositor, que chamou de "artista imenso em criatividade e gentileza, que sempre levantou sua voz forte e impecavelmente empostada a favor das melhores causas e causos".

"Jr. Black faleceu, como eu amo esse cara. O Brasil precisa de mais compositores, cantores, atores, poetas como Jr. O Brasil não pode perder almas que constroem e senso de humor sem igual como o de Black. Que orgulho de ele ter ajudado a fazer Bacurau", disse Kléber Mendonça Filho em sua rede social.  

 

Comentários

Últimas notícias