O setor cultural brasileiro do país está positivo com a perspectiva do retorno do Ministério da Cultura, que voltará a existir no terceiro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em discurso após a vitória na Avenida Paulista, em São Paulo, Lula prometeu restabelecer o ministério no país.
Entre as prioridades, está a discussão da medida provisória que adiou o prazo para repasses de recursos previstos pelas leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2.
MINISTÉRIO DA CULTURA: Confira os nomes cotados para a pasta
De acordo com o jornal O Globo, alguns nomes para assumir a pasta já circulam nos bastidores, como o da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), por sua atuação durante processo de discussão das leis relacionadas ao setor.
Também são citados artistas como a cantora Daniela Mercury, que seria nome favorito da futura primeira-dama, Janja; o cantor Chico César, que já foi secretário de Cultura da Paraíba; e o cineasta Manoel Rangel, que foi diretor-presidente da Ancine de 2004 a 2017.
MINISTÉRIO DA CULTURA: Juca Ferreira será ministro da cultura?
Outro nome que aparece é o do ex-ministro Juca Ferreira (2008-2010), que sucedeu Gilberto Gil (2003-2008) na pasta no segundo governo Lula.
A campanha de Lula evitou ventilar nomes para os ministérios, até mesmo das pastas estratégicas para conquistar o empresariado, como a Economia. Apesar disso, Lula já sabe quem será o ministro da cultura.
"Já tenho em mente até quem vai ser o ministro ou a ministra da cultura. Mas não posso faltar porque não posso ficar anunciando o time, porque o adversário está vendo", disse, em entrevista ao podcast "Desde a Letra Show", do influenciador Cauê Moura.
Comentários