CICLO NATALINO

Baile do Menino Deus retorna ao Marco Zero do Recife. Confira datas e horários

Espetáculo natalino retorna presencialmente após dois anos de pandemia e com estéticas mais contemporâneas

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 22/12/2022 às 15:08
HANS VON MANTEUFFEL/DIVULGAÇÃO
NATAL Baile do Menino Deus volta ao Marco Zero do Recife após dois anos; na foto, edição de 2019 - FOTO: HANS VON MANTEUFFEL/DIVULGAÇÃO

Um dos espetáculos mais tradicionais do ciclo natalino, o Baile do Menino Deus retorna ao Marco Zero do Recife neste final de semana, com sessões ao livre da sexta-feira (23) ao domingo (25), sempre às 20h.

Foram dois anos de hiato por conta da pandemia, quando a apresentação precisou se adaptar ao audiovisual - primeiro num teatro filmado, em 2020, e depois com um filme, em 2021. Pela primeira vez, o evento vai contar com um telão ao vivo para que o público possa ver mais detalhes de cada momento.

Para o retorno presencial, várias mudanças foram idealizadas pelo diretor Ronaldo Correia de Brito com auxílio de Cibele Forjaz, premiada diretora do teatro paulista, convidada para ser a encenadora da edição. A produção é de Carla Valença, da Relicário.

GIANNY MELO/DIVULGAÇÃO
NATAL Baile do Menino Deus volta ao Marco Zero do Recife após dois anos; na foto, edição de 2019 - GIANNY MELO/DIVULGAÇÃO
GIANNY MELO/DIVULGAÇÃO
NATAL Baile do Menino Deus volta ao Marco Zero do Recife após dois anos; na foto, edição de 2019 - GIANNY MELO/DIVULGAÇÃO

Entre as novidades está a orquestra, que sai do fosso e ocupa o palco, com músicos conhecidos por suas trajetórias solos. Duas passarelas atravessam a plateia, permitindo a passagem de músicos, bailarinos e atores pelo meio do público, num diálogo mais próximo com as pessoas.

"O palco também cresceu e até uma ponte, que lembra a nossa cidade do Recife, foi incorporada ao cenário", diz Ronaldo Correia de Brito.

"Já faz um tempo que vínhamos pensando em como aproximar mais o palco do público. O músico é um artista muito importante nessa tentativa, por isso tiramos a orquestra do fosso. Muita gente sequer sabia que tínhamos essa orquestra. Convidamos músicos que possuem carreira solo, então essa não é uma orquestra montada."

Baile mais contemporâneo

HANS VON MANTEUFFEL/DIVULGAÇÃO
NATAL Baile do Menino Deus volta ao Marco Zero do Recife após dois anos; na foto, edição de 2019 - HANS VON MANTEUFFEL/DIVULGAÇÃO

Outra mudança está na dança. "Antes, tínhamos um corpo de de dança composto por artistas populares, mas abrimos uma nova audição e selecionamos artistas de formações clássicas, contemporâneas, modernas, além das populares", continua o diretor.

Cibele Forjaz, encenadora convidada deste ano, vem justamente para aprofundar esse olhar contemporâneo do popular - o Baile é baseado na Trilogia das Festas Brasileiras, uma série de peças que retratam as manifestações populares nordestinas, incluindo Bandeira de São João e Arlequim de carnaval.

"Desejo trabalhar o encontro entre a grande tradição das culturas populares com outras formas do teatro contemporâneo. Ronaldo é um grande conhecedor deste estilo com foco nas visualidades e na parte performática com uma participação da plateia", explica Cibele.

As novas vozes do Baile

MORGANA NARJARA/DIVULGAÇÃO
NATAL Baile do Menino Deus volta ao Marco Zero do Recife após dois anos; na foto, edição de 2019 - MORGANA NARJARA/DIVULGAÇÃO

Novas vozes se somam ao elenco cantando as músicas da trilha, tendo como solistas confirmados os músicos e cantores pernambucanos Lucas dos Prazeres, Bela Maria, Adiel Luna e ainda o músico mineiro Maurício Tizumba como convidado especial.

Como participantes do musical, nomes já conhecidos da cena pernambucana, como Silvério Pessoa, Isadora Melo, Carlos Filho, Márcio Fecher, Arilson Lopes e Sóstenes Vidal, que interpreta o Mateus há 19 anos.

A nova edição do Baile ainda traz as crianças do coro infantil agora atuando juntas ao Mateus, e não apenas cantando como anteriormente.

"Todo o elenco de atores, cantores, músicos, bailarinos estará mais junto ao público. José e Maria até participam da celebração do nascimento, em meio aos músicos e cantores”, completa o diretor Ronaldo.

Comentários

Últimas notícias