JANJA LULA

JANJA LULA: saiba idade de Janja, como Lula conheceu Janja e mais informações sobre a primeira-dama, esposa de Lula

Com a posse de Lula, neste domingo (1º), em Brasília, Janja tornou-se primeira-dama

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 01/01/2023 às 20:22 | Atualizado em 01/01/2023 às 20:44
X

Com a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º), em Brasília, Rosângela da Silva, a Janja, tornou-se primeira-dama.

Janja nasceu em União da Vitória, Paraná, no dia 27 de agosto de 1966.

Ela tem 56 anos, 21 a menos do que Lula, que tem 77.

RICARDO STUCKERT
Lula e Janja durante a posse, em Brasília - RICARDO STUCKERT

Profissão de Janja

Janja formou-se em Sociologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou por quase 20 anos para a hidrelétrica Itaipu Binacional, em Curitiba.

Filiada desde 1983 ao Partido dos Trabalhadores (PT), Janja se define como "petista de carteirinha".

Como Lula conheceu Janja?

Janja conheceu Lula na década de 1990, nos tempos das Caravanas da Cidadania, quando o petista percorria o Brasil para discutir políticas públicas.

Janja e Lula se aproximaram em 2017, e o namoro começou oficialmente quando Lula já estava preso na Superintendência Polícia Federal de Curitiba.

"Final de 2017 o MST fez um jogo. E o Chico Buarque ia jogar, né? E eu falei assim: ‘Eu preciso ir nesse jogo’. E eu conheci, quer dizer, já conhecia o meu marido de outros momentos. Óbvio que eu não sei se ele lembrava muito de mim. A gente sentou pra almoçar, os convidados e tal. Depois ele pediu o meu telefone pra alguém, eu recebi ali e foi indo. A gente foi se aproximando", relatou Janja ao Fantástico, da TV Globo.

Durante a prisão de Lula, os dois costumavam trocar cartas diariamente. Além disso, Janja visitava Lula e participava da vigília montada em frente ao prédio da PF.

"Todo dia eu preparava um lanche para ele comer. Tinham dois advogados que entravam todos os dias lá, um de manhã e um à tarde. Aí o da manhã me trazia uma carta que ele escrevia, e eu devolvia uma carta", contou ao Fantástico.

"Tem muitas cartas muito felizes e tem muitas cartas muito tristes, porque realmente teve momentos muito difíceis nesses 580 dias", acrescentou.

No mês de maio de 2019, o relacionamento de Janja e Lula veio a público.

Após visitar o petista na Superintendência da PF, o ex-ministro e economista Luiz Carlos Bresser-Pereira revelou que Lula estava apaixonado e se casaria logo depois de deixar a prisão.

Lula foi solto em novembro de 2019 e Janja o esperou na saída da prisão.

Casamento de Lula e Janja

O casamento de Janja e Lula aconteceu dois anos e meio mais tarde, em 18 de maio de 2022, em São Paulo.

 

RICARDO STUCKERT
Casamento de Lula e Janja - RICARDO STUCKERT
 

O ex-presidente se casou pela primeira vez em 1969, com Maria de Lourdes da Silva, que morreu dois anos depois de hepatite, e em 1974 com Marisa Letícia, que faleceu em 2017 por um AVC. 

Janja não tem filhos. Lula tem cinco. Saiba quem são:

  • Lurian, nascida em 1974, filha de Lula e Miriam Cordeiro
  • Marcos Cláudio, fruto de um relacionamento anterior de Marisa Letícia
  • Fábio Luís, nascido em 1975, filho de Lula e Marisa
  • Sandro Luís, nascido em 1979, filho de Lula e Marisa
  • Luís Cláudio, nascido em 1985, filho de Lula e Marisa

Lula toma posse como presidente e promete 'reconstruir' o Brasil

Lula prometeu, neste domingo (1º), "reconstruir" o Brasil e reconciliar os brasileiros ao ser empossado presidente da República pela terceira vez, uma cerimônia marcada pela ausência de seu antecessor, Jair Bolsonaro.

Exatamente 20 anos após chegar ao poder pela primeira vez, Lula foi proclamado presidente juntamente com seu vice, Geraldo Alckmin, ao pronunciar seu "compromisso constitucional" no Congresso Nacional.

 "Esvaziaram os recursos da saúde, desmontaram a educação, a cultura, a ciência e tecnologia, destruíram a proteção do meio ambiente", disse Lula, que também reafirmou seu compromisso de reduzir a zero o desmatamento na Amazônia.

Contrariando a tradição, seu antecessor se ausentou. Bolsonaro viajou na sexta-feira para os Estados Unidos, dois dias antes do fim de seu mandato.

Diante da ausência de Bolsonaro, o cacique Raoni, juntamente com representantes de outras minorias e classes populares, foram os encarregados de lhe entregar a faixa presidencial, feita em seda verde e amarela e bordada com ouro e diamantes.

Lula não conseguiu conter a emoção ao recebê-la.

"É inaceitável que continuemos a conviver com o preconceito, a discriminação e o racismo. Somos um povo de muitas cores, e todas devem ter os mesmos direitos", disse.

Entre suas primeiras medidas como presidente, Lula empossou seus 37 ministros - 14 a mais do que na gestão de Bolsonaro -, e com um recorde de 11 mulheres.

E, como tinha prometido, assinou vários decretos para reverter medidas de seu antecessor que facilitavam o acesso às armas, e reforçar as instituições ambientais na Amazônia.

LULA revoga decretos de ampliação de acesso às armas de fogo

Com AFP

Tags

Autor