A Orquestra Malassombro, grupo que vem trazendo frescor ao frevo nos últimos cinco anos, inaugura neste 9 de fevereiro, Dia do Frevo, a Casa Malassombro.
Localizado no número 219 da Rua do Apolo, no Bairro do Recife, o espaço funcionará como sede da orquestra e abrigará festas e eventos culturais de várias linguagens artísticas.
Já neste mês, a Casa Malassombro terá programação com aulas de frevo, ensaios de agremiações, bailes carnavalescos e shows. A noite de inauguração, a partir das 21h, terá show da tradicional Banda de Pau e Corda, um dos nomes obrigatórios das programações carnavalescas pernambucanas.
O evento tem entrada gratuita e o repertório passeará pelos vários carnavais da Banda de Pau e Corda. "Será uma festa para cantar e dançar neste espaço que, sem dúvida, vai ser um ponto de convergência de todas as tribos em nossa cidade", diz o vocalista Sérgio Andrade.
"Um endereço certo para recifenses e turistas apreciarem a nossa cultura nas suas mais diversas manifestações. Acredito muito no conceito da casa e aposto no seu sucesso", completa o cantor da banda, que completou 50 anos em 2022.
Na Casa Malassombro, a Banda de Pau e Corda recebe como convidados Marcello Rangel, com quem lançou o frevo "Quer mais o quê?", PC Silva, parceiro de uma faixa do próximo disco da Banda, e Ylana Queiroga.
Conheça o projeto da Casa Malassombro
A inauguração da casa será a celebração de um sonho realizado para os 20 integrantes da Malassombro, liderada pelo maestro Rafael Marques.
O desejo surgiu de uma inquietação de Rafa sobre a falta de espaços ideais para uma orquestra com formação extensa, mas também como uma forma de sustentar financeiramente o projeto para além do período carnavalesco, quando a agenda fica lotada.
"Eu vi que a melhor alternativa seria a gente ter o nosso próprio local, tanto para fazer as apresentações públicas quanto para ensaiar. Manter uma orquestra implica remunerar músicos", conta Rafa.
Com o apoio de dois patrocinadores, eles alugaram o galpão na Rua do Apolo, administraram uma reforma, adquiriram som próprio, montado por Carlos Borges, do Estúdio Carranca, e realizaram tratamento acústico no local, que comporta até 300 pessoas.
A pauta da casa está aberta para artistas e produtores da cidade. Assim como a Orquestra Malassombro, parceira de vários cantores e compositores pernambucanos, eles esperam construir pontes na sede. A proposta é acolher grupos, agremiações e projetos das mais variadas linguagens artísticas.
Mais sobre a Orquestra Malassombro
A Orquestra Malassombro nasceu em novembro de 2018, quando seu idealizador e fundador, Rafael Marques, juntou sua equipe para ocupar a calçada da Venda do Bom Jesus, no bairro do Recife de esquina com a famosa rua do Bom Jesus.
A formação da Malassombro é de pau e cordas, a formação clássicas dos clubes carnavalescos mistos, tais como Bloco das Flores, Coral Edgard Moraes, Bloco da Saudade e etc.
O diferencial do grupo é o repertório, que vem com a proposta de dar voz a compositores do nosso tempo. Em seu primeiro disco ela gravou frevos de Martins, Juliano Holanda, Pc Silva, Zé Manoel, entre outros.
SERVIÇO
Banda de Pau e Corda na abertura da Casa Malassombro
Onde: Rua do Apolo, 219, Bairro do Recife
Quando: 9 de fevereiro, 21h
Quanto: Entrada gratuita
Comentários