FALECIMENTO

Morre aos 90 anos Mauro Salles, um dos pioneiros da TV Globo e da publicidade do Brasil

Nascido no Recife, Salles faleceu de causas naturais, no último sábado (11), em São Paulo

Filipe Farias
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Filipe Farias
Publicado em 13/02/2023 às 11:38 | Atualizado em 13/02/2023 às 11:40
Acervo Globo
Mauro Salles, em 1964, trabalhando para colocar a TV Globo no ar, o que aconteceu em 1965 - FOTO: Acervo Globo

O jornalista e publicitário pernambucano, Mauro Salles, faleceu no último sábado (11) aos 90 anos, em São Paulo. De acordo com informações repassadas pela família do comunicador, Mauro estava doente há 16 anos e morreu de causas naturais - falência múltipla dos órgãos. Ele deixou a viúva, sua mulher Thereza, 3 filhos, 10 netos e 10 bisnetos. Um de seus filhos foi Paulo Salles, que faleceu em 2016, também chegou a dirigir a agência Salles.

Nascido no dia 6 de agosto de 1932, no Recife, Mauro era formado em Direito pela PUC, do Rio de Janeiro. Já a sua atuação no jornalismo iniciou no anos de 1950, quando ele trabalhou na sucursal da revista norte-americana ‘Life’, no Rio.

Sua entrada no Grupo Globo ocorreu no ano de 1955, através da Editora e, mais tarde, se tornando diretor de redação do jornal O Globo. Já na década de 1960, Mauro Salles ajudou a colocar a TV Globo no ar, chegando ao cargo de diretor de jornalismo e programação da emissora de Roberto Marinho em 1965 - ele trabalhou na empresa por 12 anos.

ATUAÇÃO POLÍTICA

Em 1961, Salles chegou a pedir licença das empresas Globo para aceitar o cargo de secretário do Conselho de Ministros do Gabinete Parlamentar, comandado pelo então ministro da Justiça Tancredo Neves. Dois anos depois, em 1963, alçou ao posto de chefe de gabinete do ministro da Indústria e do Comércio, Antônio Balbino, durante o governo do presidente João Goulart.

Mudança para a publicidade

Após 12 anos nas empresas Globo, o jornalista deixou a emissora em 1966 para criar a sua própria agência de publicidade, a Mauro Salles Publicidade. Mais tarde, em 1968, ele incorporou a Interamericana de Publicidade e mudou o nome da agência para Salles/Interamericana, que se tornou uma das maiores e mais importantes do País, atuando fortemente na liderança do setor publicitário da época.

Mauro Salles, por sinal, foi presidente da  Federação Brasileira de Publicidade (Febrasp), da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), além de ter assumido a presidência da International Advertising Association (IAA), em 1980. Neste ano, Salles esteve à frente na criação do Código de Ética da Publicidade Brasileira, sendo redator do primeiro anteprojeto antes da publicação oficial.

Aproveitando o dom da escrita, Mauro Salles também de aventurou na literatura e é autor de alguns livros de poesia: Coisas de Crianças (1991), O Gesto (1994), Viagem (1994), Recomeço (1999) e Tilápia Galiléia (2004).

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