Após dois anos suspenso por causa da pandemia, o Carnaval voltou a Olinda, oficialmente, nesta quinta-feira (16). Até a Quarta de Cinzas, o frevo toma conta das ladeiras do Sítio Histórico.
A Cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade reabriu as portas à festa de Momo às 17h, com um cortejo especial. Os gigantes do Homem da Meia-Noite, Mulher do Dia e Menino da Tarde saíram do Palácio dos Governadores, sede da prefeitura, em direção à Praça do Carmo, onde está montado o palco Erasto Vasconcelos.
Na Praça do Carmo, os foliões acompanharam apresentações da Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Lu Maciel e Orquestra Henrique Dias e Elba Ramalho.
A noite chegou ao fim com o tradicional show de Alceu Valença. O Bicho Maluco Beleza subiu ao palco após as 23h para cantar seus maiores sucessos.
Uma multidão fez as honras para receber o Carnaval. Elba Ramalho, uma das atrações da noite enfatizou a felicidade de, após dois anos, retomar a folia.
"Coração tá sempre emocionado, porque é Carnaval. É uma festa que aproxima as pessoas, alegre. Meu trabalho tem a ver com isso, com Pernambuco. Tudo isso é positivo, estou já cansada, porque já começou a alguns dias, mas estou muito honrada em voltar a Olinda", afirmou.
O Prefeito de Olinda, Professor Lupércio, destacou o ambiente democrático, característico do nosso Carnaval. “Hoje é a abertura do maior Carnaval do Brasil, um Carnaval puramente democrático, aqui brinca quem tem dinheiro e quem não tem”, afirmou o prefeito.
A governadora em exercício, Priscila Krause, esteve presente na abertura do Carnaval de Olinda e falou da alegria da retomada da festa, começando pela cidade patrimônio.
“Uma satisfação depois de dois anos, ter nosso Carnaval de volta, ver a alegria de volta, ver as pessoas na rua, brincando e se confraternizando. Começar aqui é muito importante por tudo que a cidade representa para Pernambuco, para o Brasil e para o mundo em relação à cultura, história e Carnaval”.
VEJA AO VIVO A ABERTURA DO CARNAVAL DE OLINDA 2023
PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE OLINDA 2023
Além dos blocos arrastando multidões pelas ladeiras de Olinda, haverá shows em oito polos:
- Polo Erasto Vasconcelos (Praça do Carmo)
- Polo Rio doce (Vila Olímpica)
- Polo Roberta Souza (Alto da Sé)
- Polo Guadalupe (Guadalupe )
- Polo do Afoxé (Sede do Afoxé Alafin Oyó - Rua do Sol)
- Polo Mestre Afonso (Varadouro)
- Polo Xambá (Xambá)
- Polo Casa da Rabeca (Cidade Tabajara)
Veja a programação completa: