Depois de dois longos anos com a folia em pausa devido à covid-19, o recifense e turistas voltaram a sentir a embriaguês do frevo. A capital de Pernambuco deu as boas-vindas ao Carnaval 2023 nesta sexta-feira (17), num Marco Zero lotado, repleto de foliões ávidos por celebrarem a vida e se entregarem ao Carnaval.
A programação teve início às 16h, com as agremiações campeãs do Grupo Especial do Carnaval 2020: BCM Amante das Flores, Boi Maracatu de Arcoverde, Caboclinho Kapinawá, CCM das Pás, Clube de Boneco O Menino do Pátio de São Pedro, Escola de Samba Galeria do Ritmo, Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires, Maracatu Nação Porto Rico, Tribo de Índios Tabajaras de Goiana, TCM Abanadores do Arruda, Urso Cangaçá de Água Fria.
SHOWS NO MARCO ZERO
Já era noite quando subiram ao palco os homenageados do Carnaval 2023 do Recife: o cantor e compositor Geraldo Azevedo, a rainha e presidente do Maracatu Estrela Brilhante, Dona Marivalda, e Zenaide Bezerra, considerada a mais antiga passista em atividade do Brasil.
Maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério empolgaram a multidão, com um frevo rasgado que não deixa nenhum folião parado.
Geraldo Azevedo cantou acompanhado de uma imensidão de estrelas, entre eles Alceu Valença, Fafá de Bélem, Elba Ramalho, Chico César, Mariana Aydar, Juliana Linhares, Lula Queiroga, Jorge Du Peixe Jota Michilles, Quinteto Violado, Almério, Silvério Pessoa, Cesar Michilles e Transversal Frevo Orquestra.
A festa no epicentro do Carnaval recifense segiu com Caetano Veloso, que apresentou o show que embala a turnê Meu Coco, do álbum homônimo, lançado em 2021 e marcou seu retorno ao Carnaval do Recife após 10 anos.
A pernambucana Duda Beat encerrou a sexta-feira no Marco Zero, esquentando o clima para o Sábado de Zé Pereira.
No Marco Zero, o grandioso palco, que recebe os principais shows da festa, tem 70 metros de largura e 43 de profundidade, com moldura toda coberta por painéis de led que trarão fotos, grafismos, elementos decorativos e até informações sobre a programação e polos dos arredores.
Contando com o Marco Zero, o Recife tem neste Carnaval 44 polos, entre centralizados, descentralizados e comunitários, com festa para todos os gostos e atrações para aplacar a melancólica espera pelo Carnaval 2023.