No Carnaval 2023, as escolas de samba do Rio de Janeiro mais uma vez levantaram o brilho da Sapucaí.
Uma delas foi a Mocidade Independente de Padre Miguel, que se apresentou no primeiro dia de desfiles.
Com o enredo 'Terra de Meu Céu, Estrelas de Meu Chão', a escola honrou Mestre Vitalino, artesão de Caruaru conhecido pelas figuras de cerâmica, e seus discípulos.
Quem foi Mestre Vitalino?
Mestre Vitalino foi um artesão considerado um dos maiores artista da história da arte do barro no Brasil.
Nomeado Vitalino Pereira dos Santos, ele nasceu na cidade de Caruaru, Pernambuco, no dia 10 de julho de 1909. Era filho de um lavrador e de uma artesã que fazia panelas de barro.
Ainda na infância, Vitalino já mostrava seu talento moldando pequenos animais com a sobra do barro da sua mãe. Com o passar dos anos, ele utilizava de sua técnica para ganhar dinheiro, vendendo suas peças na feira de Carurau .
Foi reconhecido posteriormente pelo artista plástico Augusto Rodrigues, que o convidou a expor na Exposição de Cerâmica Popular Pernambucana, no Rio de Janeiro, em 1947.
A partir disso, sua arte saiu do município pernambucano e conquistou o mundo, chegando a eventos artísticos internacionais, como no Museu do Louvre.
Apesar de falecer em 1963, seu talento foi responsável por formar uma nova geração de artistas principalmente no Alto do Moura em Caruaru.
Desfile da Mocidade
A escola de samba levou parte do Alto do Moura para o meio da Sapucaí.
Alguns artesãos estavam presentes no desfile que contou com carros alegóricos representando o agreste pernambucano e a arte do barro.
Ganharam destaque na Mocidade o cantor e compositor Dudu Nobre e a cantora Sandra de Sá representando Deus e Maria em um presépio nordestino.
A rainha de bateria foi a atriz Giovana Angélica e o casal mestre-sala e porta-bandeira foi composto por Diogo Jesus e Bruna Santos.
Posição no ranking de apuração
Na apuração feita nesta quarta-feira de cinzas, a Mocidade Independente de Padre Miguel ficou em penúltimo lugar. Confira ranking completo:
1. Imperatriz Leopoldinense: 269,8
2. Viradouro: 269.7
3. Vila Isabel: 269,3
4. Beija-Flor: 269,2
5. Mangueira: 269,1
6. Grande Rio: 268,6
7. Salgueiro: 268,5
8. Paraíso do Tuiuti: 268,3
9. Unidos da Tijuca: 268,2
10. Portela: 267,7
11. Mocidade: 266,6
12. Império Serrano: 265,6
*O Império Serrano foi rebaixado para o Grupo de Acesso.
Comentários