DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: ONU escolhe tema para o dia do meio ambiente 2023
Veja tema do ano escolhido pela ONU
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho. Neste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe a poluição plástica como tema central para discussão.
O motivo principal que impulsionou a escolha do tema foi os dados resultantes da produção de mais de 400 milhões de toneladas do material por ano.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.
TEMA ESCOLHIDO PELA ONU PARA COMEMORAR O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Para comemorar o 50º ano, organizado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente, a organização selecionou o tema "soluções para a poluição plástica". A comemoração consiste em eventos responsáveis por promoverem a busca de soluções para a temática em questão, estimulando iniciativas de governos, empresas e consumidores.
O secretário-geral António Guterres defende a construção de um futuro mais limpo, saudável e sustentável. Dos 400 milhões de toneladas de material produzida por ano, um terço é usado apenas uma vez e diariamente é despejado nos oceanos, rios e lagos.
A carga despejada consta no quantitativo de poluição equivalente a 2 mil caminhões de lixo cheios.
Como contribuir com o meio ambiente?
De acordo com chefe da ONU, em um estudo do Pnuma, o problema ambiental pode ser reduzido em 80% até 2040 com medidas de reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação.
Para que os objetivos traçados pelas autoridades do meio ambiente de fato se concretizem, o consumo pessoal da população precisa ser mais consciente.
O consumo consciente começa desde a escolha de roupa, com base nos materiais utilizados para produção do utensílio, até a separação de forma correta para descarte do lixo.
Como separar o lixo de forma correta?
A reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
- Como separar o lixo doméstico?
Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados.
Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.
Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.
Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.
O que não vai para o lixo reciclável?
Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.