Carnaval 2024

DESFILES ESCOLAS DE SAMBA 2024: Saiba enredos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro

O desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro acontecem nos dias 11 e 12 em Fevereiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Catêrine Costa

Publicado em 11/12/2023 às 20:46
Notícia
X

Em 2024, nos dias 11 e 12 de fevereiro, domingo e segunda-feira de Carnaval, ocorrerão os desfiles das 12 escolas do Grupo Especial do Rio.

Nesta matéria você vai conhecer a quais os enredos de cada escola que irá passar pela Sapucaí nos dias de folia. 

DESFILES ESCOLAS DE SAMBA 2024

Porto da Pedra

O desfile da campeã da Série Ouro no carnaval de 2023 será embalado pelo ritmo do samba. O Tigre de São Gonçalo trará uma apresentação inspirada no tema 'Lunário Perpétuo: A Profecia do Saber Popular'.

O Lunário Perpétuo, um almanaque com raízes na era medieval do século 14, teve sua origem na Espanha e, após dois séculos, chegou ao Brasil.

Beija-flor

O enredo "Um carnaval delirante na Maceió de Rás Gonguila" será apresentado pela escola na Avenida.

A agremiação de Nilópolis, situada na Baixada Fluminense, prestará homenagem à cidade de Maceió através da figura de Rás Gonguila, um filho de escravos que acreditava ser descendente da realeza etíope.

Salgueiro

No enredo de 2024, o Salgueiro defende a causa do povo Yanomami. A escola de samba Vermelha e Branca da Tijuca trará "Hutukara" como enredo, idealizado pelo carnavalesco Edson Pereira.

Na língua yanomami, hutukara expressa o significado de "o céu original do qual a terra se formou".

Grande Rio

Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora conduzem sua proposta artística, inspirados na narrativa mítica do livro do escritor Alberto Mussa.

O enredo "Nosso destino é ser onça" busca explorar a simbologia da onça no contexto artístico-cultural brasileiro, abordando temas como antropofagia e encantaria.

Unidos da Tijuca

O carnavalesco Alexandre Louzada trará um enredo para a Unidos da Tijuca na Marquês de Sapucaí, explorando a história de Portugal por meio de suas lendas e contos tradicionais.

Em "O conto de fados", não se limitarão apenas ao gênero musical, mas também explorarão o misticismo do país desde suas origens.

Imperatriz

A atual campeã do carnaval buscará o bicampeonato com o enredo "Com a sorte virada para a lua segundo o testamento da cigana Esmeralda".

É mais uma criação autoral de Leandro Vieira, inspirada na obra escrita por Leandro Gomes de Barros há mais de um século.

Mocidade

A Mocidade Independente de Padre Miguel trará para a Sapucaí o enredo "Pede caju que dou... Pé de caju que dá!", explorando a riqueza da fruta do cajueiro, com suas histórias, lendas e curiosidades.

Portela

A escola apresentará na avenida o enredo "Um defeito de cor", inspirado no romance da escritora Ana Maria Gonçalves, recriando os trajetos imaginados na história de Luíza Mahin, conhecida como mãe Preta.

Vila Isabel

Em 2024, a Unidos de Vila Isabel reviverá o enredo de 1993, "Gbala - Viagem ao Templo da Criação". O samba-enredo de Martinho da Vila retornará para contagiar mais uma vez a escola.

A agremiação destacará o papel fundamental das crianças na construção de um mundo melhor, perpetuando valores e ensinamentos mesmo após o adoecimento do criador.

Mangueira

A escola de samba verde e rosa prestará uma homenagem à cantora Alcione com o enredo "A negra voz do amanhã". Além de celebrar a figura da "Marrom", o desfile também fará referências ao Maranhão, terra natal da renomada artista.

Paraíso do Tuiuti

Sob o enredo "Glória ao Almirante Negro!", a escola de São Cristóvão desfilará na Avenida em uma homenagem à vida e história de João Cândido, marinheiro brasileiro que dedicou-se à luta contra os maus-tratos, a má alimentação e as punições sofridas por seus colegas.

Viradouro

O enredo "Arroboboi, Dangbé", da Viradouro, aborda a energia do culto ao vodum serpente. De acordo com Tarcísio Zanon, essa força se evidenciou em épicas batalhas na Costa Ocidental da África, exercendo influência nas batalhas das guerreiras Mino, do reino de Daomé, iniciadas espiritualmente pelas sacerdotisas voduns, mulheres escolhidas por Dangbé para compor uma dinastia.

*Com informações do G1

Tags

Autor