ARTES VISUAIS

Armorial 50: Exposição no Recife chega na última semana em cartaz

Visitante pode conferir mais de 140 obras referentes ao marcante movimento cultural, com curadoria de Denise Mattar

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 02/01/2024 às 13:48
Notícia
X

A exposição Armorial 50, em cartaz no Museu do Estado, no bairro das Graças, começa a se despedir do Recife nesta semana, permanecendo em cartaz até o domingo (7). A entrada é gratuita.

A mostra está montada no equipamento cultural desde o dia 28 de outubro. São mais de 140 itens, com curadoria de Denise Mattar. O visitante poderá conferir obras de artistas importantes para a arte armorial: além do próprio Ariano, marcam presença Miguel dos Santos, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, Zélia Suassuna e Lourdes Magalhães.

A imersão ocorre através das artes plásticas, da música, da dança, da xilogravura, da literatura de cordel, do cinema e de recortes das aulas espetáculos do mestre Ariano.

Itinerante

A "Mostra Movimento Armorial 50 anos" foi idealizada pela produtora Regina Rosa de Godoy, com curadoria de Denise Mattar e consultoria de Manuel Dantas Suassuna, artista plástico e filho de Ariano, e do professor Carlos Newton Júnior.

Antes do Recife, a exposição já passou por em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Campina Grande. Juntando todas essas localidades, mais de 300 mil pessoas visitaram a mostra.

DANIELA NADER
Itens da Mostra Movimento Armorial 50 anos - DANIELA NADER
CLÁUDIO GERBER
Figurinos do Grupo Grial integram a Mostra Movimento Armorial 50 anos - CLÁUDIO GERBER
DIVULGAÇÃO
Obras da Mostra Movimento Armorial 50 anos - DIVULGAÇÃO
CLÁUDIO GERBER
Obras da Mostra Movimento Armorial 50 anos - CLÁUDIO GERBER
CLÁUDIO GERBER
Obras da Mostra Movimento Armorial 50 anos - CLÁUDIO GERBER
CLÁUDIO GERBER
Obras da Mostra Movimento Armorial 50 anos - CLÁUDIO GERBER
CLÁUDIO GERBER
Obras da Mostra Movimento Armorial 50 anos - CLÁUDIO GERBER

A maior parte das obras pertence a colecionadores particulares e a instituições - como a Universidade Federal de Pernambuco, o Museu da Arte Moderna Aluísio Magalhães e a Oficina Brennand - e nunca haviam saído do Recife.

"Venham visitar a exposição, conhecer a história e a obras desses artistas incríveis e se divertir aprendendo um pouco mais sobre esse movimento tão importante e que atravessa gerações impulsionado pelo poder da cultura popular, da arte e da genialidade de Ariano Suassuna, o grande idealizar do movimento armorial que segue encantando e inspirando tanta gente até hoje", diz a idealizadora e produtora da mostra, Regina Godoy.

Atividades

Ao longo desses meses em cartaz, a exposição "Armorial 50" contou com ativações com os Espetáculos Petrobras de Música Armorial e os Diálogos sobre Arte Armorial.

Um dos momentos inesquecíveis, foi o concerto histórico, dia 18 de outubro, na Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro, mesmo lugar onde o Movimento Armorial foi deflagrado por Ariano Suassuna há exatos 53 anos.

Tags

Autor