Inscrições abertas para curso de acessibilidade comunicacional para produções audiovisuais
Alunos terão acesso a elementos fundamentais da Libras para filmes, discutindo sobre a elaboração de roteiros e tradução
Estão abertas, gratuitamente, até o dia 28/2 (quarta-feira) as inscrições para o novo módulo do Curso de Acessibilidade Comunicacional para Produções Audiovisuais (COMUNICA) com foco em Libras. Nesse módulo, será realizada uma orientação sobre os processos necessários para a inclusão da acessibilidade em LIBRAS nos filmes.
Com a dupla Carlos di Oliveira e Mirella Cavalcanti como facilitadores, os alunos terão acesso a elementos fundamentais da Libras para filmes, discutindo sobre a elaboração de roteiros e tradução, entendendo pontos importantes na gravação, além da importância da inclusão da pessoa surda na acessibilidade e o papel do tradutor surdo/consultor.
"Percebemos o crescimento das produções no interior, especialmente agora com os incentivos federais, queremos colaborar para que mais pessoas tenham acesso aos filmes, oferecendo formação para que os profissionais da acessibilidade também possam entrar no mercado audiovisual local", destaca Rafaela Albuquerque, produtora do projeto.
Inscrições
O projeto acontecerá em Afogados da Ingazeira, e as inscrições serão abertas a qualquer pessoa do estado de Pernambuco que deseje participar, com uma reserva de vagas para pessoas residentes no Sertão, Agreste e Zona da Mata, desde que essas possam estar no Pajeú de 08 a 10 de março de 2024 para as aulas presenciais.
Já os encontros síncronos e assíncronos serão de 11 de março a 06 de abril. Poderão participar pessoas maiores de 18 anos, com e sem deficiência, com disponibilidade para participar dos encontros virtuais e presenciais em Afogados da Ingazeira: intérpretes de libras, estudantes, pessoas surdas e profissionais do audiovisual em geral
Formação
"Nosso objetivo é contribuir para a formação de profissionais, sejam consultores ou técnicos, em acessibilidade comunicacional para audiovisual, desde a criação do roteiro para acessibilidade, passando pela gravação e edição dos vídeos", destaca Bruna Tavares, coordenadora pedagógica da ação.
"Lembramos também que não é aula de LIBRAS, mas orientação para intérpretes e profissionais do audiovisual sobre como incluir a acessibilidade nas produções. Queremos fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual local, oferecendo formações que garantam o acesso de pessoas com deficiência aos filmes produzidos no interior."
O projeto Comunica - Curso de Acessibilidade Comunicacional para Projetos Audiovisuais é uma produção da Pajeú Filmes, com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.