CARNAVAL

Recife ganha 'rota' com esculturas do Galo da Madrugada; conheça

Cerca de 12 esculturas gigantes do Galo da Madrugada, idealizadas por 11 artistas locais, serão colocadas em pontos do Centro

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 01/03/2024 às 16:46
Notícia
X

O Centro do Recife ganhará, ao longo de 2024, cerca de 12 esculturas gigantes do Galo da Madrugada, idealizadas por 11 artistas locais, com o projeto "Rota do Galo Criativo", idealizado pelo Recentro, da Prefeitura do Recife, junto com a agremiação de 45 anos.

Uma solenidade para o lançamento do projeto foi realizado na Praça Sérgio Loreto, nesta sexta-feira (1º). A ideia é criar uma conexão entre arte urbana, cultura e o carnaval da cidade.

Os artistas convidados são Shell, Rafa Mattos, Leo Gospel, Lemos, Nomes, Magdala, Dani Acioly, Bubu, Inay, Zamb e Raunir. A seleção contou com pariedade de gênero e inclusão de pessoas trans.

Pontos da Rota do Galo Criativo

Os demais locais que irão receber esculturas são: Praça Sérgio Loreto; Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro; Paço do Frevo - Praça do Arsenal; Marco Zero; Av. Rio Branco; Praça Joaquim Nabuco; Rua da Moeda; Praça do Diário; R. Nossa Senhora do Carmo; e Ponte Duarte Coelho.

De acordo com o Recentro, foram escolhidos locais estratégicos da cidade para a implatação das obras, como pontos turísticos e corredores importantes na época da folia.

Inspiração na 'Cowparade'

A exposição das obras de arte segue o exemplo do movimento cowparade, que é composto de esculturas de vacas e que foi criado em 1998, pelo artista suiço Pascal Knapp, para provocar o riso.

Em 2000, os direitos foram vendidos para o americano Jerry Elbaum, que fundou a Cow Parede Holding Inc. e levou a iniciativa a mais de 30 países. O Recife já recebeu uma Cow Parade em 2017.

Valorização da arte

"A iniciativa da Rota do Galo Criativo faz a conexão permanente entre o Galo e locais históricos, turísticos ou importantes para a cidade, além disso valoriza a cultura, os artistas urbanos e o Carnaval, como presença permanente durante o ano todo", diz Ana Paula Vilaça, chefe do Programa Recentro.

"É um trabalho de grande relevância e valorização do nosso Centro do Recife, que já é lindo e, agora, fica ainda mais com essas obras de arte assinadas por artistas da cidade. Por onde quer que o transeunte for, aqui pelas redondezas, haverá lá um Galo pra lembrar da grandeza da nossa cultura e do nosso Carnaval", afirma Rômulo Meneses, presidente do bloco.

"É gratificante reforçar nosso compromisso de levar cor para a vida das pessoas, desta vez conectando o maior bloco de Carnaval do mundo com esculturas grafitadas por artistas locais", comenta Tamara Lacivita de Goes, gerente de marketing Brasil da AkzoNobel, fabricante da Tintas Coral, que o apoiou com tintas na confecção do Galo Criativo. "Para essa iniciativa, disponibilizamos tinta esmalte base água para colorir e proteger as obras."

Tags

Autor