Cinema

Oscar 2024: 'Oppenheimer' vence como melhor filme e fatura sete prêmios

O filme, dirigido por Christopher Nolan e protagonizado por Cillian Murphy, era o favorito e já havia sido ganhador de diversos outros prêmios

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 10/03/2024 às 23:38 | Atualizado em 10/03/2024 às 23:52
Notícia
X

Oppenheimer venceu o Oscar de Melhor Filme na noite deste domingo, 10. Ao todo, o longa faturou sete prêmios em 2024, sendo o destaque da noite: Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Melhor Ator (Cillian Murphy) e Melhor Diretor (Christopher Nolan).

O filme, dirigido por Christopher Nolan e protagonizado por Cillian Murphy, era o favorito e já havia sido ganhador de diversos outros prêmios.

A história gira em torno de J. Robert Oppenheimer, considerado o ‘pai’ da Bomba Atômica, e aborda elementos como a tensão pela criação do artefato de destruição em massa, o sentimento de culpa que isso lhe causou e a forma como foi acusado de traição. O filme teve um orçamento superior a US$ 100 milhões, o equivalente a mais de meio bilhão de reais.

Onde assistir Oppenheimer no streaming

Por enquanto, Oppenheimer está disponível somente para aluguel em plataformas de streaming como Apple TV+, Amazon, Google Play e Claro Vídeos.

Discurso de abertura puxa orelha por esnobação de barbie: 'Vocês que não votaram'

O cerimonialista do Oscar, Jimmy Kimmel, abriu o prêmio neste domingo, 10, ao som de uma das músicas da trilha de Barbie, definindo o tom da festa. O filme foi considerado esnobado pela premiação e Jimmy Kimmel não deixou de chamar a atenção pra esse detalhe.

Ao listar os indicados ao melhor filme da noite e falar sobre a cineasta Greta Gerwig, lembrou que muitos acreditam que ela deveria ter sido indicada a melhor diretora este ano, pelo que foi aplaudido. Mas aí ele puxou a orelha dos colegas. "Vocês estão aplaudindo, mas vocês que não votaram nela", disse com bom humor.

Christopher Nolan vence como melhor diretor por 'Oppenheimer'

Christopher Nolan, venceu o Oscar de Melhor Diretor por seu trabalho em Oppenheimer na noite deste domingo, 10. Clique aqui para ler uma crítica sobre o longa.

Ele já havia sido indicado ao Oscar por seu trabalho em outros filmes, como Memento (2000) (Roteiro Original), A Origem (2010) (Melhor Filme, Roteiro Original), Dunkirk (2017) (Melhor Filme, Melhor Diretor), mas se sagrou como ganhador apenas em 2024.

Emma Stone vence como melhor atriz por 'Pobres Criaturas'

Emma Stone foi anunciada como a vencedora do Oscar de melhor atriz em 2024 na noite deste domingo, 10. Ela já havia recebido um prêmio na categoria por La La Land, em 2017.

A categoria de melhor atriz era considerada a mais incerta neste ano, com a disputa entre ela, que interpretou Bella Baxter, ressuscitada por um cientista em Pobres Criaturas, e Lily Gladstone, como Mollie Burkhart, casada com o personagem de Robert De Niro em Assassinos da Lua das Flores.

Cillian Murphy vence com 'Oppenheimer'

Cillian Murphy venceu o prêmio de melhor ator na cerimônia do Oscar 2024, neste domingo, 10, por seu trabalho em Oppenheimer. Aos 47 anos, a vitória veio em sua primeira indicação na premiação.

No longa, interpreta o personagem que dá nome ao filme, J. Robert Oppenheimer, buscando transmitir com primazia os diversos sentimentos ao longo da vida do ‘pai’ da bomba atômica, incluindo momentos de tensão, culpa e julgamento.

Robert Downey Jr. vence como Melhor Ator Coadjuvante por 'Oppenheimer'

Robert Downey Jr. ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante na noite deste domingo, 10. A 1ª estatueta veio em sua 3ª indicação, já tendo concorrido na mesma categoria por seu papel em Trovão Tropical, em 2009, e na de melhor ator, por Chaplin, em 1993.

Em Oppenheimer, interpretou o almirante Lewis Strauss, que chefiou a Comissão de Energia Atômica dos EUA. Robert Downey Jr. confirmou o favoritismo, uma vez que já havia levado a melhor nas principais premiações da temporada.

Da’Vine Joy Randolph vence como Melhor Atriz Coadjuvante por 'Os Rejeitados'

Da’Vine Joy Randolph venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante na noite deste domingo, 10, por seu trabalho no filme Os Rejeitados. Aos 37 anos de idade, essa tinha sido sua primeira indicação pela Academia.

Em seu discurso, comentou: "Por tanto tempo eu sempre quis ser diferente e agora eu entendo que só tenho que ser eu mesma. Sou tão grata a todas as mulheres que estiveram ao meu lado. Eu rezo a Deus para poder fazer isso mais de uma vez. Obrigado por me verem".

‘Zona de Interesse’ é o Melhor Filme Internacional; longa é baseado em fatos reais

Zona de Interesse venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional na noite deste domingo, 10. Escrito e dirigido por Jonathan Glazer, o filme é baseado no livro inspirado em fatos reais de mesmo nome publicado por Martin Amis - o escritor morreu no dia seguinte da exibição do longa em Cannes, no ano passado.

O filme representou o Reino Unido na disputa, apesar de ser falado em alemão e polonês. A vitória era esperada, uma vez que seu potencial principal concorrente, Anatomia de Uma Queda, indicado a melhor filme no geral, não foi o escolhido por seu país para a categoria de filmes estrangeiros. Clique aqui para ler uma crítica de Zona de Interesse.

Confira os vencedores de cada categoria

  • Melhor Filme: Oppenheimer
  • Melhor Atriz: Emma Stone, por "Pobres Criaturas"
  • Melhor Ator: Cillian Murphy, por "Oppenheimer"
  • Melhor Direção: Christopher Nolan, por "Oppenheimer"
  • Melhor Ator Coadjuvante: Robert Downey Jr., por "Oppenheimer"
  • Melhor Atriz Coadjuvante: Da'Vine Joy Randolph, por "Os Rejeitados"
  • Melhor Cabelo e Maquiagem: Pobres Criaturas
  • Melhor Design de Produção: Pobres Criaturas
  • Melhor Figurino: Pobres Criaturas
  • Melhor Animação em Curta-Metragem: War Is Over! Inspired by the Music of John & Yoko
  • Melhor Animação: O Menino e a Garça
  • Melhor Roteiro Original: Anatomia de uma Queda
  • Melhor Roteiro Adaptado: Ficção Americana
  • Melhor Filme Internacional: Zona de Interesse (Reino Unido)
  • Melhores Efeitos Visuais: Godzilla Minus One
  • Melhor Montagem: Oppenheimer
  • Melhor Documentário de Curta-Metragem: The Last Repair Shop
  • Melhor Documentário de Longa-Metragem: 20 Dias em Mariupol
  • Melhor Fotografia: Oppenheimer
  • Melhor Curta-Metragem em Live Action: A Incrível História de Henry Sugar
  • Melhor Som: Zona de Interesse
  • Melhor Trilha Sonora Original: Oppenheimer
  • Melhor Canção Original: "What Was I Made For", de "Barbie"

Tags

Autor