Recife e Olinda celebram aniversários com programações culturais
Capital inaugura estátua de Miró da Muribeca, realiza espetáculo circense no Santa Isabel e exibe documentário sobre manguebeat no Parque; Olinda realiza missa, shows no Carmo e cortejo do John Travolta
Os aniversários do Recife (487 anos) e Olinda (489), celebrados nesta terça-feira (12 de março), contarão com programações culturais diversas.
A capital assistirá a inauguração de uma estátua do poeta Miró da Muribeca (1960-2022) na Avenida Rio Branco, às 17h, integrando o Circuito da Poesia no Recife Antigo. O evento contará com a performance "O Miró que Vive em Mim", com Marlon Silva, Nina Rodrigues e Odailta Alves.
Legado do manguebeat em teatros
Às 19h, o Teatro de Santa Isabel recebe uma sessão gratuita do espetáculo "Circo Science - Do Mangue ao Picadeiro". O projeto é da Trupe Circus, da Escola Pernambucana de Circo.
O Teatro do Parque, também às 19h, terá exibição gratuita do filme "Manguebit", documentário de Jura Capela. O longa apresenta depoimentos de nomes relevantes da cena musical pernambucana, como Cannibal, Fred O4, Jorge Du Peixe e Roger de Renor e Toca Ogan, entre outros,
Nos dois eventos, os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.
Olinda com shows e cortejo
Na "Marim dos Caetés", a programação conta com shows na Praça do Carmo e cortejo do John Travolta saí do Largo do Amparo, sentido Praça do Carmo, às 19h.
Em fevereiro deste ano, essa Troça Carnavalesca Mista foi matéria com destaque na capa do New York Times, importante publicação estadunidense. Neste final de semana, o ator norte-americano fez uma publicação agradecendo à cidade.
No Carmo, a partir das 17h, se apresentam Henrique Dias, Bateria Auê, Zuza Miranda, Eu Quero Mais, D'Breck e Dudu do Acordeon.
Mais cedo, às 9h, a Catedral da Sé recebe uma missa especial em celebração à data. Na ocasião, haverá corte do bolo de 600 quilos.
Durante as celebrações do aniversário, o município vai receber o selo de "Cidade Educadora", concedido pela AICE (Associação Internacional das Cidades Educadoras), com sede em Barcelona, na Espanha.
Vem pro Frevo
O projeto Vem pro Frevo oferece um roteiro tem início pela manhã no Marco Zero, passando pela Rua do Bom Jesus, seguindo para o Paço do Frevo e depois para um passeio de catamarã pelas pontes do Recife.
À tarde, a programação se estende na cidade histórica de Olinda, onde o grupo irá desfrutar da experiência do "Projeto Vem Pro", onde o folião irá participar de vivências reais através de oficinas de percussão, confecção de adereços, maquiagem e culminância com o desfile do bloco "Vem Pro Frevo" pelas ladeiras de Olinda, embalado pela orquestra de frevo do maestro Babá.
Boi Voador
No Recife, a comemoração segue no final de semana com o Boi Voador no domingo (17), a partir das 18h. A peça resgata o conhecido episódio do Brasil holândes, quando Maurício de Nassau fez um "boi voar" após inaugurar uma Ponte.
No dia 23 de março (sábado), o Parque Santana, na Zona Norte recifense, vai receber o Festival de Jazz do Recife, entre 16h às 23h, com a participação de artistas de renome local e nacional.
As programações festivas serão encerradas no dia 24 de março, quando o centro da Cidade recebe o Viva Guararapes e o Música na Igreja. A edição especial do Viva Guararapes acontecerá entre 10h e 17h e contará com programação especial, musical, festiva e de serviços para todas as idades.
No mesmo dia, o Música na Igreja será realizado na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 16h, recifenses e visitantes terão a chance de apreciar um espetáculo de Semana Santa, que contará com exibição de orquestra.