AUDIOVISUAL

Casa Zero, no Bairro do Recife, realiza cineclube com sessões de terror, ficção científica e mais

Projeto convida o diretor Júlio Pereira, que exibirá os curtas "Taba", "Segunda Feira, Então" e "Desventuras de um Proletário" neste domingo (16)

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 14/06/2024 às 16:15 | Atualizado em 14/06/2024 às 16:26
Notícia

A Casa Zero, localizada no Bairro do Recife, promove a sua quinta sessão do seu cineclube neste domingo (16). O convidado deste fim de semana é o realizador audiovisual Júlio Pereira, que exibirá os curtas "Taba", "Segunda Feira, Então" e "Desventuras de um Proletário". A mostra ocorre no auditório Urbano Vitalino, da Casa Zero, às 16h. A entrada é gratuita.

"Os filmes são apenas um pretexto para a gente conversar sobre os temas que cada produção mobiliza. Quando as luzes se acendem, o bate-papo vira um momento para falar não só dos desafios de se fazer cinema, mas das questões que nos atravessam," ressalta Neco Tabosa, curador do Cineclube Casa Zero.

Nesta sessão, o realizador Júlio Pereira traz três curtas-metragens experimentais. "Depois de levantar o debate sobre urbanização, corpos políticos, transgeneridade e violência doméstica, chegou a vez do terror, comédia e da ficção científica. Claro, sempre com um tom crítico. A Casa Zero tem muito orgulho de sediar este projeto que promove o encontro entre quem faz cinema e quem ama," completa Flávio Melo, coordenador do projeto.

Cineclube

O Cineclube Casa Zero acontece a cada quinze dias, sempre aos domingos, no auditório Urbano Vitalino, que fica no primeiro andar da Casa Zero. Já participaram do Cineclube as realizadoras Ayla de Oliveira, Júlia Katharine, Anny Stone e Fran Silva.

O projeto tem incentivo da Prefeitura do Recife (PCR) e do Governo Federal, por meio do Edital Geraldo Pinho, com recursos da Lei Paulo Gustavo. Esta será a quinta das 16 sessões planejadas até o final de 2024.

O auditório Urbano Vitalino possui um número limitado de assentos. Em função disso, a equipe começa a distribuir os ingressos uma hora antes de a sessão começar. Além de elevador disponível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, as sessões contarão com interpretação em Língua Brasileira de Sinais.

Curso culinário com comidas típicas juninas

A Casa Zero também promoverá um curso de culinária com foco em pratos típicos juninos. As aulas terão início na próxima segunda-feira (17) e serão realizadas em dois turnos, manhã e tarde, com uma carga horária total de 20 horas.

A iniciativa faz parte do Programa Alimentando Sonhos, em parceria com a empresa M Dias Branco, e tem como objetivo oferecer aprendizado prático e saboroso, além de proporcionar oportunidades reais de geração de renda para os participantes. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através da página da Casa Zero no Instagram (@nacasazero).

Em tempo, as alunas que já participaram do Programa Alimentando Sonhos estão botando em prática o que aprenderam no curso e estão vendendo suas comidas típicas no Arraial da Rio Branco, onde a Casa Zero possui uma casa na vila cenográfica montada no bairro do Recife Antigo.

Tags

Autor