Lia de Itamaracá estreia a sua 'Big Band da Ciranda' no Rock in Rio

Artista se apresenta no novo palco Global Village, com banda que a acompanhará em shows internacionais; show será divido entre quatro etapas

Publicado em 17/09/2024 às 16:22

Lia de Itamaracá, ícone de cultura popular pernambucana e brasileira, vai estrear a sua "Big Band da Ciranda" durante o seu primeiro show no festival Rock in Rio, no próximo domingo (22).

A artista se apresenta no Global Village, novo palco do evento, que ocupa 7500 metros quadrados, 18,50 metros de altura e 35 metros de comprimento, inspirado nas arquiteturas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

A "Big Band" conta com uma formação instrumental robusta e diversa, com as Irmãs Baracho, Biu e Dulce, nos vocais; Ganga Barreto, Toinho e Tony Boy, na percussão; Danda do Sax, Deco do Trombone, Biu Negão e Bibiu, nos sopros; Erick nos teclados e baixo; Max na bateria e percussão; e Lígia Matos, na guitarra. Essa banda passará a acompanhar Lia em seus shows internacionais.

Equipe técnica

A equipe envolvida na apresentação, composta por técnicos e produtores do Rio de Janeiro e de Recife, conta com mais de trinta profissionais. A direção artística é assinada por André Brasileiro, com iluminação de Natalie Revoredo e projeções visuais da VJ Mary Gatis.

Ytallo Barreto/Divulgação
Lia de Itamaracá - Ytallo Barreto/Divulgação
Ytallo Barreto/Divulgação
Lia de Itamaracá - Ytallo Barreto/Divulgação

O intuito é proporcionar uma experiência impactante em som e imagem, especialmente para um público diverso, muitos dos quais terão o primeiro contato com a arte de Lia.

Outra novidade está no figurino exclusivo, criado por Júlio César, estilista que vem desenvolvendo peças inspiradas em Lia e na vibrante estética da cultura pernambucana.

Show

A apresentação no Rock in Rio começará com uma homenagem aos orixás, abrindo com Exu e seguindo com canções para Yemanjá, Oxum e Xangô, criando uma atmosfera de conexão espiritual e ancestralidade.

No segundo bloco, Lia trará ao palco uma seleção de cirandas clássicas, como "Eu Sou Lia", "Minha Ciranda", "Preta Cirandeira", "Vim a Recife" e "Frevo Ciranda", celebrando a tradição que a consagrou como a rainha da ciranda.

O terceiro bloco será dedicado aos cocos de roda, uma homenagem a Dona Selma do Coco, com músicas "Moreninha Dente de Ouro", "Dalê Manoel" e "Areia".

No quarto bloco, Lia surpreenderá o público com ritmos e arranjos diferenciados, explorando gêneros como merengue e bolero, e interpretará canções como "Rosa Maria", "Vizinha", "Desde Menina" e "Bom Dia Meu Amor".

Para encerrar o espetáculo, retornará às cirandas tradicionais, finalizando com uma interpretação poderosa de "Dorme Pretinho", uma adaptação de "Duerme Negrito", de Mercedes Sosa, que ganhou uma releitura emocionante na voz da cirandeira.

Tags

Autor