O Festival de Finos Filmes faz sua 9ª edição desta quinta-feira (1º) até o dia 6 de setembro, com 11 títulos disponíveis gratuitamente e online, pelo streaming À La Carte, do cinema Petra Belas Artes de São Paulo, onde acontecem algumas exibições e ações presenciais. Na seleção, trabalhos premiados e exibidos em festivais como Cannes, Locarno, Vision du Réel, Brasília e Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Estão na programação, na plataforma À La Carte, o longa-metragem Fazer Muito com Pouco, documentário do Equador, Espanha e Chile, dirigido por Katerina Kliwadenko e Mario Novas, e dez curtas brasileiros, entre documentários e ficções.
São eles: Céu de Agosto, de Jasmin Tenucci; Chão de Fábrica, de Nina Kopko; Colmeia, de Maurício Chades; Como Respirar Fora D'água, de Júlia Fávero e Victoria Negreiros; Luta pela Terra, de Camila Shinoda e Tiago Aragão; Madrugada, de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza; A Máquina Infernal, de Francis Vogner dos Reis; Mutirão: O Filme, de Lincoln Péricles; Sideral, de Carlos Segundo, e Yaõkwa: Imagem e Memória, de Rita Carelli e Vincent Carelli.
A direção do Festival de Finos Filmes é de Felipe Poroger, cineasta, graduado em filosofia e mestre em arquitetura pela USP. Ele já realizou sete curtas-metragens, que passaram por mais de 90 festivais, como Brasília, Rio, Gramado, É Tudo Verdade, Mar del Plata, Palm Springs, Olhar de Cinema, além de sessões especiais na Cinemateca de Paris, Harvard University. Como roteirista, assinou "Sob o Véu da Vida Oceânica", dirigido por Quico Meirelles, vencedor de Melhor Curta Nacional no 25º Anima Mundi. Em 2020, codirigiu e co-roteirizou o podcast "Que Dia É Hoje?", criado por Vinicius Calderoni.
Comentários