coronavírus

Curado do coronavírus, Sikêra Junior garante retorno imediato à TV

O apresentador foi infectado pelo vírus em abril

Bruna Oliveira Thalis Araújo
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Thalis Araújo
Publicado em 25/05/2020 às 16:42 | Atualizado em 25/05/2020 às 17:03
REPRODUÇÃO/Twitter
IMPACTO Após fala homofóbica, apresentador perdeu cinco anunciantes - FOTO: REPRODUÇÃO/Twitter

Sikêra Junior, apresentador do programa Alerta Nacional, da RedeTV!, declarou, nesse domingo (24), que está curado da covid-19. Após criticar o isolamento social em rede nacional, o comunicador testou positivo para o coronavírus no dia 29 de abril.

Segundo Sikêra, ele deve retornar à apresentação do programa já nesta segunda-feira (25). "Eu estou bem, os médicos já me deram alta e estou voltando hoje, quer queiram ou não", disse por meio dos seus stories no Instagram.

Mesmo com a expressa vontade de Sikêra, a TV A Crítica, produtora e realizadora do programa, disse que ele só deve voltar à apresentação na quarta-feira (27).

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

A TV A Crítica informa:

Uma publicação compartilhada por TV A Cri?tica (@tvacriticaoficial) em

 

Em entrevista ao Pleno News, Sikêra reiterou sua opinião sobre o isolamento social e disse que quem puder deve ficar em casa, mas os que têm de trabalhar para sobreviver deveriam por ir à luta pelo sustento.

"Não mudo esse pensamento. Pior do que o vírus é a fome. Eu peguei covid e sabia que era grupo de risco. Eu não podia ficar em casa, tinha que trabalhar. E eu peguei em casa. E aí? Agora eu pergunto: se é para ficar em casa, porque não libera os porteiros, as babás, os farmacêuticos, os frentistas? Eles são imunes?. Se você tem cartão de crédito recheado, você é premiado. Pode só ficar em casa vendo live de sertanejo com balde de energético, mas a maioria não é assim", disse na entrevista.

Além disso, Sikêra também criticou quem fala mal do uso da cloroquina, medicamento que não tem nenhuma eficácia comprovada pelo coronavírus, mas que teve utilização orientada pelo Ministério da Saúde na semana passada.

"Quando falamos em liberar remédio, dizem não ser comprovado. Querem forçar que maconha, Cannabis cura, mas cloroquina, não", declarou.

Diagnóstico

Ao dar a notícia de que foi diagnosticado pelo coronavírus, Sikêra afirmou que encarou o teste positivo como "uma surpresa". "A gente acha que só pega fogo na casa do vizinho, e a vida me deu essa lição", disse ele. 

De acordo com o apresentador, o vírus teria sido contraído através da enfermeira que cuidava da esposa dele, Laura Peixoto. Quando teve o resultado confirmado, Sikêra confessou que não sabia o que fazer para proteger a sua família de um possível contágio da covid-19. "Eu peguei dentro da minha casa", declarou.

Na época, Sikêra Junior também aconselhou os brasileiros a não subestimarem o novo coronavírus, como ele mesmo confessa que fez. Em seus programas, o apresentador sempre se posicionava contra o isolamento social adotado pelo Ministério da Saúde para conter o avanço da doença.

Quem é Sikêra Junior?

José Siqueira Barros Júnior é natural de Palmares, Mata Sul de Pernambuco. Ele começou sua carreira na rádio Cultura dos Palmares, em 1982, quando tinha 14 anos. Depois, ele foi chamado para cobrir os 25 anos da TV Globo Nordeste, no Parque de Exposição do Cordeiro. Chegou em Maceió em 1999 e em 2000 ingressou como repórter da então TV Alagoas, mais tarde TV Ponta Verde. Em 2012, assumiu a titularidade do Plantão Alagoas.

No ano de 2018, o apresentador começou uma nova história na Paraíba, quando recebeu o convite para fazer parte da TV Arapuan, apresentando o programa Cidade em ação. Em 2019, ele deixou a emissora para trabalhar na TV Acrítica, onde está atualmente, apresentando o programa Alerta Amazonas que, recentemente, ganhou uma versão nacional, pela RedeTV!, o Alerta Nacional.

>> Estreia de Sikêra Júnior em rede nacional vira um dos assuntos mais comentados do mundo no Twitter

Sikêra Júnior também integra o casting Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro, lançado em 2018. O filme é dirigido por Fabrício Bittar e roteirizado por Danilo Gentilli e André Catarinacho.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias