Morre Olavo de Carvalho, ex-guru do bolsonarismo e da extrema direita
Influenciador da extrema direita brasileira, Olavo de Carvalho tinha 74 anos

Faleceu na noite dessa segunda-feira, 24 de janeiro, o autointitulado filósofo e ex-astrólogo Olavo de Carvalho. Visto como ex-guru do Bolsonarismo, o influenciador da extrema direita tinha 74 anos.
A morte de Olavo de Carvalho foi anunciada pela sua família, através de nota. A causa do óbito não foi confirmada pelos familiares. Ele deixa a esposa, oito filhos e 18 netos.
Segundo o comunicado, o filósofo estava num hospital de Richmond, nos Estados Unidos. Ele morava na cidade de Petersburg, na Virgínia.
Olavo Luiz Pimentel de Carvalho é natural de Campinas, no interior de São Paulo. Ele foi astrólogo e se intitulava professor de filosofia. Ficou conhecido por publicar conteúdos, como vídeos, livros e posts, de cunho conservador.
Antes, no final da década de 70, ele atuou como astrólogo profissional e chegou a ministrar cursos na área. Na filosofia, também começou a vender formações e era chamado de "professor Olavo" por alguns alunos. Pela sua influência na direita, chegou a indicar dois ex-ministros da atual gestão: Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Ricardo Velez (Educação).
Outrora visto como guru do Bolsonarismo, o influenciador da extrema direita abriu recentemente um front de críticas ao presidente brasileiro. Por isso, chegou a ser chamado de comunista nas redes sociais.