Primeira-dama

JANJA recusou cumprimento de IRANIANOS? Entenda o caso e conheça a primeira-dama

Durante a cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um momento chamou atenção dos espectadores que assistiam a transmissão.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 03/01/2023 às 0:00 | Atualizado em 03/01/2023 às 0:21
Notícia

Durante a cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), um momento chamou atenção dos espectadores que assistiam a transmissão.

Com a chegada dos representantes do Irã, que vive uma crise política relacionada aos direitos das mulheres, dos quais a primeira-dama é apoiadora declarada, Janja se afastou junto com Lu Alckmin, segunda-dama, e não recebeu os cumprimentos do vice-presidente iraniano, Seyed Mohammad Hosseini.

Reprodução / Twitter
Janja e Lu Alckmin em momento da cerimônia de Posse de Lula. - Reprodução / Twitter

No Twitter, a embaixada do Irã respondeu ao jornalista Lauro Jardim, do O Globo, informando que o afastamento de Janja foi orientado pelo cerimonial da posse e fazia parte do protocolo.

O afastamento de Janja dividiu opiniões nas redes sociais. O ator e humorista, Paulo Vieira, manifestou apoio à primeira-dama no seu perfil no Twitter. A publicação gerou mais de 1 milhão de visualizações:

Conheça a primeira-dama, Janja

Rosângela da Silva, ou Janja, têm 55 anos, socióloga pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1983.

Bob Wolfenson
A primeira-dama, Janja, posa para a Revista Vogue. - Bob Wolfenson

A história entre Janja e Lula começa em Curitiba, quando Lula estava preso na Polícia Federal do Paraná. Janja participava das vigílias que aconteciam todos os dias durante os 580 dias em que o petista ficou detido.

 

Bob Wolfenson
A primeira-dama, Janja, posa para a Revista Vogue. - Bob Wolfenson

Durante o período de transição do governo, Janja coordenou o Grupo de Trabalho responsável pela cerimônia de posse, que foi realizada ontem (01).

Foi dela a ideia de a passagem da faixa presidencial a Lula ser feita por representantes do povo brasileiro, como um sinal de diversidade e inclusão.

 

Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula tomou posse neste domingo e recebeu a faixa presidencial de um grupo de brasileiros - Divulgação/Ricardo Stuckert

Durante a posse, Janja quebrou protocolos: o primeiro deles foi ter ido de calça à cerimônia, quando o costume das primeiras-damas é usar vestido. 

Outro fato que chamou atenção foi ela ter entrado no Congresso Nacional antes dos eleitos acompanhada da segunda-dama, Lu Alckmin.

 

Reprodução / Twitter
Janja e Lu Alckmin subindo a rampa do Congresso Nacional quebrando um protocolo da cerimônia de posse. - Reprodução / Twitter

Janja divide opiniões por ser ativa e acompanhar Lula em reuniões e eventos políticos, e se posicionar em relação a assuntos do governo.

Tags

Autor

EDIÇÃO DO JORNAL

capa edição

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

LEIA GRÁTIS

NEWSLETTER

Faça o cadastro gratuito e receba o melhor conteúdo do JC no seu e-mail

ASSINE GRÁTIS

Webstories





Últimas

VER MAIS