LULA fala com ZELENSKY sobre fim da GUERRA entre UCRÂNIA e RÚSSIA; saiba o que ele disse
O presidente brasileiro conversou com o presidente ucraniano através de chamada de vídeo nesta quinta-feira (02).

Na tarde desta quinta-feira (02), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve uma reunião realizada por vídeo com o presidente ucraniano, Volodymir Zelensky.
A reunião era esperada por Zelensky desde o mês passado, quando falou com a imprensa sobre o encontro com o petista:
"Eu gostaria muito que ele me ajudasse e me apoiasse com uma plataforma para conversar com a América Latina. Eu estou realmente interessado nisso", disse Zelensky.
Lula utilizou as redes sociais para informar sobre a reunião, reafirmando "o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo".
Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, @ZelenskyyUa. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém.
— Lula (@LulaOficial) March 2, 2023
O que Lula disse a Zelensky?
De acordo com o UOL, Lula destacou a importância de países do G20, que são as maiores economias do mundo, em pensar uma maneira de contribuir com o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia.
"É urgente que nações que não estejam envolvidas na guerra assumam o papel de encaminhar negociações para o restabelecimento da harmonia entre Rússia e Ucrânia", disse Lula.
"É preciso criar um grupo de países que se disponha a discutir tanto com o presidente da Ucrânia quanto com o presidente da Rússia o estabelecimento da paz. A Europa está financiando a guerra, está colocando dinheiro todo dia, os Estados Unidos anunciando dinheiro todo dia. Não tem ninguém falando em paz. Então, o Brasil está se colocando para se discutir paz, a gente quer juntar a China", continuou.
RÚSSIA vai aceitar MEDIAÇÃO do BRASIL para fim da GUERRA NA UCRÂNIA?