É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Escolas cívico-militares: como funciona? Governo federal decretou fim do programa criado por Bolsonaro - Marcos Corrêa/PR
O Governo Federal determinou, na última quarta-feira (12), o fim do Programa das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A decisão foi encaminhada, por meio de ofício, aos secretários estaduais de educação. Ao todo, 200 escolas serão afetadas. Entenda, a seguir, o que é a escola cívico-militar e saiba se elas vão acabar.
O que é uma escola cívico-militar?
As escolas cívico-militares são modelos pertencentes ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, por iniciativa do Ministério da Defesa, em 1990.
Nessas unidades, a gestão educacional, didático-pedagógica e administrativa conta com a participação do corpo docente da própria escola e recebe apoio dos militares.
O programa, portanto, não foi criado por Jair Bolsonaro, mas na gestão dele o Governo Federal criou a proposta de implantar mais de 200 escolas em todo o país, sob a jurisdição do MEC.
Segundo a determinação da pasta, as unidades que passaram a integrar o Pecim deverão retornar ao formato regular, em que não há interferência militar na gestão.
Escola militar vai acabar?
Somente as escolas militares administradas atualmente pela gestão estadual ou municipal, que foram adotadas no Pecim, deverão retornar ao formato original.
Os colégios militares mantidos pelo Ministério da Defesa ou pela Polícia Militar, por exemplo, que não são de responsabilidade do MEC, continuarão operando da mesma maneira.