ritmo

Comissão da Câmara aprova projeto que pode tornar o Recife a "capital nacional do brega"

Projeto de autoria do deputado Felipe Carreras agora segue para o Senado Federal

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 14/12/2023 às 17:35
Notícia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (13), o projeto de lei 2521/2021, que pode tornar o Recife a "Capital Nacional do Brega".

O projeto, de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB), foi apresentado em 2021, após o ritmo se tornar patrimônio cultural imaterial do Recife.  

No texto, o parlamentar defende que "o Brega, através de ícones como Reginaldo Rossi e Augusto César, originou um movimento singular que ultrapassou as barreiras sociais, econômicas e culturais, passando a traduzir o cotidiano e a luta da periferia recifense".

Ele também cita o brega romântico e o brega funk, vertentes mais recentes do ritmo.

"Com estilistas, produtores, gravadoras de videoclipes, compositores, artistas e diversos outros profissionais envolvidos, o gênero musical cria centenas de empregos, direta e indiretamente, além de servir como catalisador para o comércio regional do Recife", aponta o parlamentar na proposição.

Ontem, após a provação na CCJ, Carreras disse que o Recife sempre figurou como berço de grandes manifestações culturais que traduzem a essência do povo.

"Com o passar do tempo, o brega, que é um movimento periférico, vem conquistando o Brasil nas suas mais diversas variações”, declarou.

O parlamentar ainda destacou que a proposta vai proporcionar maior visibilidade a um movimento que, como dito, é patrimônio imaterial e cultural do município.

“Vamos impulsionar não só a valorização e representatividade da luta dos que compõem este movimento, mas também a economia e o turismo local”, concluiu o pernambucano.

O texto agora segue para o Senado Federal.

Reginaldo Rossi: Estátua No Recife Eterniza O Rei Do Brega

Tags

Autor