CONCURSO | Notícia

Edital CNU: Inscrições começam hoje (11)? Saiba como participar do Concurso Nacional Unificado

Este concurso visa selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais

Por Gustavo Henrique Publicado em 11/01/2024 às 7:45 | Atualizado em 11/01/2024 às 9:30

Na quarta-feira, 10 de janeiro, o Governo Federal divulgou, por meio de uma edição extra do Diário Oficial da União, os oito editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Este concurso visa selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais. No mesmo dia, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) forneceu detalhes sobre o funcionamento do certame durante uma entrevista coletiva.

Divulgação/Governo Federal
Confira as principais informações sobre o edital do CNU (Concurso Nacional Unificado) - Divulgação/Governo Federal

A intenção do governo é tornar esse tipo de concurso uma prática constante, possivelmente não anualmente, mas talvez a cada dois anos, abrangendo concursos amplos como esse”, disse Esther Dweck, Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

VAGAS

As vagas estão distribuídas em oito blocos temáticos, contemplando oportunidades para candidatos de nível médio e superior. Uma única inscrição permitirá que os candidatos concorram a um cargo em mais de um órgão, desde que estejam dentro do mesmo eixo temático.

O período de inscrições ocorrerá de 19 de janeiro a 9 de fevereiro, e a realização da prova está agendada para 5 de maio. A previsão é de que mais de 3 milhões de pessoas se inscrevam no concurso.

PROVAS

As provas serão aplicadas simultaneamente em 220 cidades de todo o Brasil. Após a divulgação de lista anterior com 217 municípios, foram incluídas mais três cidades solicitadas pela sociedade: Santos (SP), Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC). Com isso, 94,6% da população do país estará a até 100 km de um local de prova do concurso. Ao todo, estão previstos 5.141 locais de aplicação.

O exame será dividido em dois turnos no mesmo dia, com questões objetivas e dissertativas. A Fundação Cesgranrio será a responsável pela aplicação.

A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho. Os resultados finais serão anunciados em 30 de julho. Em 5 de agosto terá início a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação.

INSCRIÇÕES

As inscrições do CNU começam no dia 19 de janeiro e vão até o dia 9 de fevereiro.

A taxa de inscrição será de R$ 60 para vagas de nível médio; e de R$ 90 para vagas de nível superior. Estão isentos desse pagamento os candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico); aqueles que cursam ou cursaram faculdade pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); assim como aqueles que realizaram transplante de medula óssea.

Para se inscrever, o candidato deve acessar sua conta na plataforma Gov.br. Serão aceitos todos os níveis de conta (ouro, prata ou bronze). Em seguida, é necessário preencher os formulários e anexar os documentos exigidos no edital. No momento da inscrição, o candidato vai escolher um dos oito blocos temáticos.

EDITAIS

Confira os editais no site do Gov.Br.

Compartilhe