Raquel Lyra participa da abertura dos trabalhos da Alepe em meio a tensão com Álvaro Porto e 'clima ruim'
Governadora confirmou presença na cerimônia de abertura dos trabalhos da Alepe em 2024, nesta quinta-feira (1º)

Em meio a uma tensão com o presidente Álvaro Porto, a governadora Raquel Lyra (PSDB) vai estar presente na cerimônia de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta-feira (1º).
- Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.
Conforme o blog de Jamildo revelou com exclusividade no início da semana, a governadora acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Legislativo, pedindo a derrubada de trechos da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2024, gerando atrito com Álvaro.
A presença de Raquel no evento não é obrigatória — ela poderia enviar um representante do Executivo para o evento —, mas fontes com trânsito na Alepe afirmam que a governadora faz questão de estar presente.
O blog apurou que a atmosfera na Alepe não é das melhores com a visita de Raquel. "O clima é bem ruim", contou uma fonte, sob reserva.
O líder do governo na Alepe, deputado Izaías Régis (PSDB), não comentou a presença da governadora no evento. Afastado com licença médica, ele reforçou um modelo de união entre Legislativo e Executivo: "contem conosco e com o Governo de Pernambuco para conquistarmos o Estado de mudança que todos os pernambucanos desejam".
No decorrer da semana, a Procuradoria da Alepe afirmou que "o perigo da demora que Raquel alegou na ação, para pedir a liminar, foi 'forjado'", e que "o excesso de arrecadação é maior que o informado por Raquel".
Álvaro Porto, por sua vez, afirmou que foi pego de surpresa com o pedido de Raquel Lyra, e que acionou o jurídico da Casa para agravar a decisão na Justiça.
"Ela quer começar o ano brincando assim (possível referência ao período de Carnaval)? Vamos animar o ano então", comentou Álvaro Porto com os colegas, de acordo com um interlocutor, em reserva.