GOL LINHAS AÉREAS | Notícia

Em recuperação judicial, Gol (GOLL4) vai usar IA em atendimento ao cliente

A empresa espera obter diversas vantagens com essa iniciativa

Por Marcelo Aprígio Publicado em 22/02/2024 às 11:46 | Atualizado em 22/02/2024 às 11:55

No meio de um recuperação judicial iniciada nos Estados Unidos, a Gol (GOLL4) anunciou irá fazer uso de Inteligência Artificial (IA) por meio do Microsoft Azure OpenAI Service para relacionamento com seus clientes.

Uma das frentes desse projeto visa aprimorar as funcionalidades de um chatbot no site da divisão logística da Gol (GOLL4), que os clientes utilizam para esclarecer diversas dúvidas.

Apesar de estar sob o Capítulo 11 da Lei de Falências norte-americana, ou "chapter 11", a Gol (GOLL4) oficialmente não recorreu à IA por causa dos seus problemas financeiros.

Atualmente, a tecnologia empregada no chatbot é baseada em "árvores de decisão", onde o cliente precisa navegar entre opções estáticas para chegar à resposta desejada.

É o que explica Rodrigo Fernandes Garcia, diretor de digital, inovação e tecnologia da Gol (GOLL4).

“O cliente precisa ir clicando nas opções para chegar à resposta desejada de forma estática, mas futuramente, integraremos a IA generativa ao chat bot para ele fornecer respostas mais precisas, coerentes e personalizadas de acordo com o que o cliente pesquisou e permitindo também que o cliente faça seu autoatendimento conectado aos serviços disponíveis no canal”, pontua.

No entanto, a visão para o futuro é integrar a IA generativa ao chatbot, possibilitando que os passageiros realizem autoatendimento de forma mais fluída.

GOLL4 ADOTA USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

“O trabalho que estamos desenvolvendo na área de Inteligência Artificial Generativa, é feito com intuito de identificar oportunidades para essa tecnologia ajudar a Companhia a se tornar mais eficiente e produtiva, essas iniciativas mostram que estamos no caminho certo”, comenta Luiz Borrego, CIO da Gol (GOLL4).

A empresa espera obter diversas vantagens com essa iniciativa, incluindo disponibilidade de atendimento em todos os dias e horários, personalização, melhoria na gestão de grandes volumes de consultas, análise de dados e redução de erros humanos, conforme listado por Garcia.

Compartilhe