Feriado 1 de maio: o que abre e o que fecha no Rio de Janeiro
Saiba o que irá funcionar no feriado amanhã (01/05)

Na quarta-feira, 1 de maio, os cariocas celebram mais um feriado. A última folga ocorreu ainda neste mês, no dia 23, quando o estado comemorou o Dia de São Jorge.
Em algumas cidades do Rio de Janeiro, haverá outra comemoração pelo feriado amanhã (1). Por exemplo, o Parque Madureira, na Zona Norte da capital, receberá o Festival do Trabalhador a partir das 09h.
No evento, serão ofertados shows e inscrições em cursos profissionalizantes, além de encaminhamento a vagas de emprego.
Veja mais a seguir.
FERIADO 1 DE MAIO
O Dia do Trabalhador é celebrado, como de costume, no dia 1° de maio. No Brasil, o feriado é instituído através da Lei nº 10.607/02, de 2002, que destaca os feriados nacionais do país.
No Rio de Janeiro, todas as cidades aderem obrigatoriamente ao feriado. Confira alguns exemplos:
- Angra dos Reis
- Barra do Piraí
- Campos dos Goytacazes
- Duque de Caxias
- Itaboraí
- Itaperuna
- Macaé
- Magé
- Niterói
- Nova Friburgo
- Nova Iguaçu
- Petrópolis
- Resende
- Rio de Janeiro
- São Gonçalo
- São João de Meriti
- São Pedro da Aldeia
- Teresópolis
- Três Rios
- Volta Redonda
PODE TRABALHAR NO DIA DO TRABALHADOR?
O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro - SindilojasRio - mantém a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que permite o trabalho dos funcionários de lojas nos feriados.
"Em relação ao feriado de 1º de maio, conforme a 13ª cláusula da Convenção Coletiva para Trabalho nos Feriados 2022/2024, além da folga remunerada em até 30 dias a contar do feriado trabalhado, fica assegurada outra folga ao empregado, a ser gozada, preferencialmente, no dia do seu aniversário", informa o órgão.
Vale ressaltar que o trabalho em feriado obriga o pagamento da remuneração diária dobrada, 100%.
BANCO ABRE NO FERIADO AMANHÃ?
Os bancos não abrem para operações em feriados, conforme anuncia a Febraban - Federação Brasileira de Bancos.
A Federação destaca que os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Assim, a multa não irá incidir sobre o atraso no pagamento de contas.
O QUE ABRE DIA 1° DE MAIO DE 2024?
A seguir, veja o que irá funcionar no feriado amanhã:
METRÔ
Conforme anunciou o MetrôRio, as estações vão funcionar normalmente, das 5h às 23h.
Entretanto, devido à partida de Flamengo x Amazonas pela Copa do Brasil, o embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão será diferente e poderá ocorrer até às 00h30.
LAZER
No Parque Madureira, das 10h às 22h, haverá programação com atrações musicais, como o show do Fundo de Quintal - a partir das 18h.
Já na Região Central do Rio, os cariocas contam com o tradicional Samba do Trabalhador, na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O evento gratuito ocorrerá das 17h às 20h.
TRE
No Tribunal Regional Eleitoral (TRE), haverá atendimento no dia 1º de maio (feriado do Dia do Trabalhador), das 12h às 17h.
DETRAN
O Detran-RJ informou que não haverá expediente na quarta-feira (1). O atendimento será retomado normalmente na quinta (2).
SUPERMERCADO
- Assaí: As unidades funcionam normalmente, das 7h às 22h. A exceção é para as unidades de Campos dos Goytacazes e Petrópolis, que não abrirão.
- Mercado Extra: O horário de funcionamento permanece o mesmo, das 7h às 22h. As unidades de Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados e Piabetá fecham as portas mais cedo, às 18h. Já as lojas de Petrópolis, Paulo Barbosa, Alto da Serra e Corrêas não abrirão.
- Pão de Açúcar: As lojas funcionarão normalmente no dia 1º de maio, das 7h às 22h. A loja de Itaipava não abrirá. Já as unidades de Copacabana abrem até 21h, e a loja de Itaipu, das 8h às 21h.
SHOPPINGS
- Fashion Mall: Das 14h às 20h;
- Ilha Plaza Shopping: Das 13h às 21h
- Plaza Niterói: O funcionamento facultativo para lojas e quiosques é a partir de 13h; o obrigatório, de 15h às 21h
- RioSul: Lojas irão funcionar das 13h às 21h.
- Shopping Tijuca: Das 12h às 22h; lojas e quiosques, das 13h às 21h;
- Uptown Barra: Lojas abrirão das 12h às 20h.