6 dicas infalíveis para cortar gastos e juntar dinheiro; Veja!
Confira esse guia de como economizar por meio de pequenas práticas cotidianas, que ao fim do mês, devem lhe assegurar uma boa quantia acumulada
Está com algum plano à vista que requeira um pouco mais de dinheiro? Ou está com o orçamento mais apertado?
Independentemente da sua situação financeira, o corte de gastos é sempre algo muito válido na hora de economizar e levantar uma grana.
A maioria das pessoas nunca teve nenhum tipo de orientação monetária e às vezes tem certas dificuldades que poderiam ser facilmente evitadas.
Fazer um corte de gastos efetivo não necessariamente precisa ser um hábito torturante. Mas sim, requer abrir mão de algumas coisas.
Para realizar esta economia de uma forma mais simples, sem passar por perrengues e estresse, separamos algumas dicas do Blog do Itaú que podem lhe ajudar! Confira.
1. Saiba quando você ganha e quanto gasta
É necessário saber detalhadamente seu orçamento pessoal. Para tanto, é preciso ter um controle ativo dos seus ganhos e gastos, anotando cada um deles, por menor que sejam.
Com isso, é possível visualizar de forma clara para onde está indo seu dinheiro e, em alguns casos, o indivíduo pode ver que boa parte do seu orçamento está indo para gastos desnecessários como lanches, viagens por meio de aplicativo, entre outros.
É importante definir o que é imprescindível para você e o que não é.
2. Evite comer fora e pedir comida muitas vezes
Comer sempre em restaurantes é um hábito que costuma consumir do que o esperado no orçamento.
Cozinhar por conta própria é a melhor forma de economizar neste quesito.
Caso não tenha o hábito de se aventurar na cozinha, uma boa dica é preparar todas as refeições da semana, ou do mês em um único dia.
3. Pesquise antes de comprar
Apesar de parecer óbvio, este muitas vezes é um tópico que passa batido para alguns.
Investir um tempo para comparar preços e pesquisar pelas melhores opções é um hábito que fará muito bem para o seu bolso.
Vale à pena se perguntar se comprar de determinada marca realmente é inegociável para você.
A depender do tema, escolher produtos que oferecem custo benefício pode lhe ser muito útil.
4. Procure lazer gratuito ou barato
É inegável que algumas saídas costumam ser mais caras do que outras.
Programações mais baratas não significam programações piores. Consulte programações culturais que ofereçam economia e lazer garantidos e você não irá se arrepender.
Muitas vezes é possível se divertir sem nem mesmo tirar R$ 1 do bolso. A Agenda Cultural do Jornal do Commercio, indubitavelmente, lhe dará excelentes opções!
5. Revise suas assinaturas
Diante das suas assinaturas de revistas, TV, serviços de streaming, quais delas você realmente utiliza?
Colocando em prática a dica do Tópico 1, você poderá notar que assina por serviços que você sequer lembrava da existência.
Considere o que você pode cortar, pelo menos por um tempo, sem que faça diferença na sua vida.
6. Faça um melhor uso do seu cartão de crédito
O primeiro passo para isso é estabelecer um limite otimizado para o seu cartão, diante do seu estilo de vida e objetivos pessoais.
Muitos cartões de crédito também oferecem benefícios e vantagens como cashback, assinaturas gratuitas, descontos em serviços e supermercados etc.
Consulte as vantagens oferecidas pelo seu banco e se existe algum plano que satisfaça melhor as suas necessidades.
Agora que você já tem esses seis artifícios poderosos na mão, resta colocá-los em prática!
O principal de tudo é entender o que é importante para você agora e o que pode ser cortado para, à longo prazo, os benefícios serem ainda maiores!
Volte a este guia sempre que precisar de um direcionamento na lida com suas finanças. Seu bolso agradece!