A consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda deve estar sendo disponibilizada pela Receita Federal a partir da próxima sexta-feira (22). O pagamento ao contribuinte vai ser feito no dia 29 de maio, na conta bancária indicada no ato da declaração.
A Receita Federal ainda não confirmou a data de consulta ao lote. No entanto, normalmente o órgão faz a liberação uma semana antes do pagamento, que equivale ao dia 22 de maio.
Envio de declarações do IR cai quase 50% em meio à pandemia
Com o avanço da pandemia da covid-19 e das medidas de isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus, muita gente relaxou e deixou para depois o cumprimento das obrigações com o fisco. Em Pernambuco, até o dia 28 de abril, o volume de declarações repassados à Receita era praticamente metade do que fora transmitido até o mesmo dia em 2019.
Naquele ano, 619.315 mil declarações tinham sido transmitidas à Receita até o dia 28. Em 2020, o número de envios até a referida data caiu para 320.656 mil, uma redução de 48%. Em todo o País, a conta segue sendo praticamente a mesma. No ano passado, foram 23.805.014 milhões de declarações enviadas até o dia 28 de abril. Ao passo que este ano foram 12.304.750 milhões, até então.
- Coronavírus: o que fazer para negociar fatura do cartão de crédito
- Arrecadação de impostos e contribuições federais em março cai 3,32% e é a menor para o mês desde 2010
- Banco do Nordeste ainda não emprestou recursos destinados a socorrer empresas durante o coronavírus
- Auxílio emergencial poderá durar mais que três meses, diz secretário
Tradicionalmente, a última semana do mês de abril concentra um número maior de declarações enviadas, pelo fato do dia 30 de abril ser o último dia para envio do documento. Mas como neste ano o prazo foi esticado para o dia 30 de junho, desde que o anúncio da nova data foi feito, muita gente tem preferido - ou sido obrigado pelas circunstâncias - a adiar.
Comentários