O recebimento da primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal não é garantia de ser contemplado pelo segundo ou terceiro lotes. O Ministério da Cidadania informou que, a cada novo pagamento, o solicitante passará por uma nova análise, sendo levando em consideração as novas informações sobre o beneficiário inseridas nas bases de dados. De acordo com a pasta, o objetivo é evitar pagamento indevido.
Basicamente, você pode deixar de receber se a sua situação mudou desde o início da pandemia.
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É o caso de quem estava desempregado, e, durante os últimos meses, conseguiu um trabalho. O sistema consultará a base de dados e, ao verificar uma nova inscrição na carteira de trabalho, não concederá a segunda parcela.
Isso também vale para alguém que tenha passado a receber outro benefício entre o pagamento de um lote e outro, a exemplo de aposentadoria e pensão por morte.
Veja outros motivos para a não-concessão do benefício
- Estar empregado com carteira assinada
- Estar recebendo seguro-desemprego
- Ser aposentado ou pensionista do INSS
- Receber outros benefícios, exceto o Bolsa Família: Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas); auxílio-doença; Garantia Safra; seguro-defeso
- Ser de família com renda mensal por pessoa acima de meio salário mínimo (R$ 522,50)
- Ter renda familiar mensal total maior do que três salários mínimos (R$ 3.135)
- Ter mais do que duas pessoas que recebem Bolsa Família na mesma família
- Ter CPF irregular
Pagamento
Nesta sexta-feira (29), terminam os escalonamentos definidos para pagamento da segunda parcela aos beneficiários do auxílio emergencial que integram o Bolsa Família, contemplando 9,5 milhões de pessoas, e para o pagamento da primeira parcela aos 8,3 milhões que ainda não tinham recebido o recurso, totalizando R$ 5,3 bilhões.
Segundo a Caixa, mesmo após o encerramento desses prazos, os valores do auxílio continuarão disponíveis para recebimento.
Horário de chegada
A Caixa reforça que não é preciso madrugar nas filas. Todas as pessoas que chegarem às agências durante o horário de funcionamento, das 8h às 12h, serão atendidas. Elas vão receber senhas e, mesmo com as unidades fechando às 12h, o atendimento continua até o último cliente.
O banco informou ainda que fechou parceria com 1.190 prefeituras em todo o País para reforçar a organização das filas e manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas. De acordo com a Caixa, a triagem nas filas foi reforçada, de forma que aqueles que não estão na data respectiva de pagamento em espécie não permaneçam no local.
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