DISPUTA

Sócio da XP Investiventos, Itaú parte para briga com XP e outras corretoras

Presidente da XP rebate Itaú e diz: "Tenho uma certeza: se tem algo que o banco não é, nem nunca foi, é ser feito para você"

Marcelo Aprígio
Cadastrado por
Marcelo Aprígio
Publicado em 24/06/2020 às 14:16 | Atualizado em 24/06/2020 às 14:42
Foto: Reprodução
Itaú é dono de 46% da XP Investimentos - FOTO: Foto: Reprodução
Leitura:

O banco Itaú protagonizou um episódio curioso na noite da terça-feira (23). Sem citar nominalmente a XP Investimentos, negócio do qual é sócio com 46%, o banco criou uma campanha publicitária com críticas ao modelo de remuneração das corretoras, baseado em comissão por tipo de investimento, e exaltando seu serviço Personnalité. A propaganda foi ao ar em horário nobre no intervalo do Jornal Nacional.

» Negócio entre XP e Itaú acende debate sobre 'desbancarização'

Para a campanha, o Itaú Unibanco escalou o cineasta Fernando Meirelles, dos premiados filmes “Cidade de Deus” e “Dois Papas”. Meirelles dirige o conteúdo audiovisual da campanha criada pela agência DPZ&T, que apostou em uma produção minimalista.

Ao todo, serão cinco vídeos, que também serão exibidos na internet. Nas peças, o banco faz piada com investidores que aderiram às novas plataformas posando de “o rei de Wall Street”. O filme critica ainda a "moda" dos assessores de investimento, que, segundo o banco, não alertam adequadamente sobre os riscos de se investir na Bolsa e não têm isenção pelo fato de receberem comissão dos gestores dos fundos.

» Investimentos com corretoras independentes avançam e demandam cuidados

A peça conta com o ator Marcos Veras no papel de um investidor em 2019 conversando com ele mesmo em 2020, exaltando a "isenção dos especialistas" do Personnalité para ajudar o investidor a atravessar o atual momento de turbulência nos mercados.

Veja vídeo da campanha:

Ataque e contra-ataque

A propaganda foi recebida com surpresa pela XP, que cresceu atraindo clientes de alta renda dos grandes bancos, ao apostar num marketing agressivo com críticas às instituições financeiras que empurram produtos de investimentos aos clientes. Agora, os bancos resolveram contra-atacar.

A disputa envolve um tipo de remuneração conhecido como transacional, no qual o rebate dos intermediários está embutido nos custos dos produtos oferecidos.

No caso do Personnalité, o banco diz que os incentivos internos para a venda de um produto de investimento do próprio banco, um Tesouro Direto onde o banco ganha zero, ou de gestores de fundos na plataforma aberta são exatamente os mesmos.

Fundador da XP responde duramente

O fundador e presidente da XP Investimentos, Guilherme Benchimol, respondeu ao que classificou como "ataques" do Itaú. Em texto publicado no LinkedIn, ele rebate o slogan de anos do Itaú e diz: "Tenho uma certeza: se tem algo que o banco não é, nem nunca foi, é ser feito para você".

Benchimol afirma que sua empresa luta há duas décadas contra um sistema financeiro concentrado que nunca inovou e nem demonstrou preocupação Marcom o cliente.

 

Comentários

Últimas notícias